PDI – ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028

Apesar deste PDI ser referente ao período 2024-2028, é necessário informar que, periodicamente, haverá sistematização dos registros das atividades e dos resultados previstos e, caso necessário, revisão das propostas e objetivos inicialmente planejados. O que se pretende, do início ao encerramento do período de vigência deste documento, é dispor as informações existentes em série histórica para que, quando de sua conclusão, seja possível demonstrar a evolução do trabalho realizado pela instituição como um todo.

Um dos objetivos implícitos à elaboração deste PDI é torná-lo um instrumento de gestão eficaz e efetivo na demonstração dos avanços e resultados do trabalho de cada componente que integra a administração da universidade. Por esta razão, o documento foi elaborado com uma abordagem mais analítica do que descritiva, mais formativa do que informativa e mais processual do que pontual. Esta opção reflete o compromisso de apresentar objetivos, metas e ações que definirão os resultados relevantes que devem ser buscados pela instituição, como um todo, e suas respectivas unidades administrativas, de acordo com suas especificidades, no período estabelecido.

“O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para garantir que a universidade avance de maneira coerente e eficaz em direção aos seus objetivos institucionais” .

Professor Dr. Décio Sabbatini Barbosa, ex-reitor da UEL

O acompanhamento sistemático das ações e resultados previstos no PDI 2024-2028 será fundamental para garantir a transparência e a eficácia do plano. Através de relatórios periódicos e reuniões de acompanhamento, será possível identificar desvios, propor ajustes e assegurar que os objetivos estratégicos sejam atingidos de maneira eficiente.

Desta forma, o acompanhamento do PDI 2024-2028 não apenas monitora o progresso das ações, mas também fomenta um ambiente de constante aprendizado e melhoria. Este processo é essencial para garantir que a UEL continue a cumprir sua missão de oferecer uma educação de qualidade, promover a pesquisa e a extensão, e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.