• Quais foram os critérios utilizados para a elaboração do PDI?
    • Os critérios incluem análise situacional, consulta pública, alinhamento com planos nacionais e internacionais de educação, e avaliação das necessidades institucionais. (Referência: Página 10, Parágrafo 2)
  • Como a UEL garante o cumprimento das metas estabelecidas no PDI?
    • A UEL utiliza um sistema de monitoramento e avaliação contínua, com indicadores de desempenho e relatórios periódicos. (Referência: Página 12, Parágrafo 3)
  • Quais são os principais desafios identificados no PDI 2024-2028?
    • Os principais desafios incluem a necessidade de modernização tecnológica, ampliação da infraestrutura, e fortalecimento da pesquisa e extensão. (Referência: Página 14, Parágrafo 1)
  • Quais são os indicadores de desempenho utilizados no PDI?
    • Os indicadores incluem taxas de aprovação, índices de evasão, número de publicações científicas, participação em projetos de extensão, entre outros. (Referência: Página 18, Parágrafo 3)
  • De que forma o PDI apoia a pesquisa na UEL?
    • O PDI apoia a pesquisa através de financiamento de projetos, incentivo à publicação científica, e parcerias com outras instituições de pesquisa. (Referência: Página 22, Parágrafo 3)
  • Como o PDI aborda a questão da qualidade do ensino a distância?
    • O PDI inclui ações para melhorar a qualidade do ensino a distância, como desenvolvimento de materiais didáticos, capacitação de tutores, e avaliação contínua dos cursos. (Referência: Página 34, Parágrafo 3)
  • Como o PDI se alinha com as diretrizes do Ministério da Educação?
    • O PDI se alinha com as diretrizes do Ministério da Educação por meio de conformidade com o Plano Nacional de Educação e outras políticas educacionais nacionais. (Referência: Página 38, Parágrafo 2)
  • Qual é a estratégia para aumentar a taxa de retenção de alunos?
    • Estratégias incluem apoio acadêmico, aconselhamento, e programas de tutoria para ajudar os alunos a superar dificuldades acadêmicas. (Referência: Página 46, Parágrafo 1)
  • Como a UEL pretende aumentar sua visibilidade internacional?
    • A UEL pretende aumentar sua visibilidade internacional através de publicações científicas, conferências internacionais e parcerias estratégicas. (Referência: Página 48, Parágrafo 2)
  • Como o PDI trata a questão da sustentabilidade financeira?
    • O PDI propõe a diversificação das fontes de receita, controle de despesas e busca por parcerias públicas e privadas. (Referência: Página 54, Parágrafo 2)
  • Quais são os principais desafios enfrentados pela UEL em relação à pesquisa?
    • Desafios incluem financiamento insuficiente, necessidade de infraestrutura moderna e aumento da colaboração interdisciplinar. (Referência: Página 64, Parágrafo 1)
  • Como o PDI aborda a questão da governança institucional?
    • O PDI propõe a implementação de práticas de governança mais transparentes e eficientes, com foco na participação democrática e accountability. (Referência: Página 66, Parágrafo 2)
  • Como a UEL pretende lidar com a evasão escolar?
    • Ações incluem programas de apoio psicossocial, acompanhamento acadêmico e iniciativas de engajamento estudantil. (Referência: Página 70, Parágrafo 1)
  • O PDI contempla a implementação de tecnologias emergentes?
    • Sim, o PDI contempla a implementação de tecnologias emergentes como inteligência artificial, big data e IoT para melhorar o ensino e a pesquisa. (Referência: Página 72, Parágrafo 2)
  • Quais são as iniciativas de responsabilidade social previstas no PDI?
    • Iniciativas incluem projetos comunitários, programas de voluntariado e parcerias com organizações sociais para promover a cidadania ativa. (Referência: Página 80, Parágrafo 3)