CMLP – Introdução

A Central Multiusuária de Laboratórios de Pesquisa (CMLP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), criada nos termos do Ato Executivo 074/2006 e previamente regulamentada pela Resolução CA 088/2009, infraestrutura vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), desta Universidade, é definida como o conjunto de Laboratórios de Pesquisa de caráter multiusuário que abrigam equipamentos de médio e grande porte de uso compartilhado, direcionados ao fomento, desenvolvimento e inovação da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

A CMLP tem por finalidades:

Apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa acadêmica, de desenvolvimento tecnológico, inovação e prestação de serviços, vinculadas à UEL e instituições parceiras.

Estimular o atendimento à comunidade interna e externa, pública e privada.

Contribuir com o desenvolvimento tecnológico regional e nacional.

Fornecer suporte técnico e assessoria aos usuários, beneficiando todas as áreas de conhecimento.

Possibilitar a racionalização de recursos de manutenção e de pessoal técnico e administrativo no âmbito da UEL e instituições parceiras.

Cada laboratório da CMLP poderá sediar a oferta de disciplinas, no âmbito da sua especialidade, vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, desde que aprovadas em instâncias competentes. As atividades de prestação de serviços a serem desenvolvidas pela CMLP e pelos Laboratórios Associados deverão atender à Política de Prestação de Serviços da UEL e ter interesse acadêmico e/ou de desenvolvimento tecnológico e de inovação.

A CMLP tem como objetivos:

Servir como apoio às atividades de pesquisa devidamente credenciadas na UEL ou vinculadas a ela, especialmente aquelas atividades ligadas a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e iniciação científica na graduação.

Possibilitar aos pesquisadores e aos Programas de Pós-Graduação incrementar a produção científica de alto nível e a melhoria na qualidade das dissertações e teses e, consequentemente, das publicações cientificas geradas.

Possibilitar aos pesquisadores, instituições e Programas de Pós-Graduação desenvolver e incrementar o desenvolvimento de processos e produtos voltados à inovação.

Servir como apoio às atividades de ensino e extensão, por meio da oferta de cursos e visitas programadas para estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de técnicos, professores ou pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Possibilitar a interação com outras instituições de ensino superior, instituições de pesquisa e também com o setor empresarial, nos âmbitos público e privado, aumentando a visibilidade da UEL e de seus pesquisadores e parceiros.

Viabilizar a captação de recursos com a prestação de serviços e convênios/parcerias com o setor produtivo.Criar e manter intercâmbios com instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas.

Auxiliar na formação e capacitação de recursos humanos.

Participar de ações que visem a integração com sistemas regionais, nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação.

A operacionalização da CMLP ocorrerá por meio do compromisso institucional e dos próprios Laboratórios Multiusuários na realização de estratégias que visem a manutenção, atualização e aumento da capacidade operacional dos equipamentos existentes, a ampliação da infraestrutura com aquisição de novos equipamentos e a ampliação dos serviços por meio de convênios/parcerias com empresas, outras instituições, pesquisadores, grupos e centros de pesquisa.

Equipamentos multiusuários serão aqueles caracterizados por uso compartilhado e adquiridos por propostas específicas de infraestrutura de fomento à pesquisa da UEL e instituições parceiras, cabendo à PROPPG, ouvido o Conselho Deliberativo da CMLP, a sua alocação nos Laboratórios Multiusuários da UEL. Por solicitação formal dos responsáveis, após avaliação e concordância formal do Conselho Deliberativo da CMLP, poderão ser incluídos no rol de equipamentos multiusuários equipamentos de médio e de grande porte de uso compartilhado já existentes em outros laboratórios da instituição e em instituições parceiras.

Laboratórios de Pesquisa Associado é aquele localizado em Centro de Estudos, com atividades vinculadas à Pós-Graduação Stricto Sensu, que participa de forma sistêmica e contributiva paras atividades de pesquisa da CMLP. Laboratórios de Pesquisa Associados que contenham equipamentos aprovados e financiados por agências de fomento, poderão ser incorporados por Ato Executivo do Reitor aos laboratórios da CMLP, mediante prévia aprovação de proposta pelo Conselho Deliberativo da CMLP. Poderão ser vinculados à CMLP tantos laboratórios de Pesquisa Associados quantos forem de interesse da instituição, com organização e funcionamento regulamentados em regulamentos próprios.

A CMLP é composta pelos seguintes laboratórios:

Laboratório de Análise de Materiais e Moléculas (LAMM)

Laboratório de Análises por Raio X (LARX)

Laboratório de Apoio à Pesquisa Agropecuária (LAPA)

Laboratório de Espectroscopia (ESPEC)

Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise (LMEM)

Laboratório Escola de Pós-Graduação (LABESC)

Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas (LAPECH)