Apresentação Institucional Contextualizada e Introdução ao PDI UEL 2024-2028
–
Fruto da união de faculdades que brotaram em Londrina, coração do Norte do Paraná, nos anos 60 e 70, a Universidade Estadual de Londrina experimentou um ritmo de crescimento compatível com o da própria região em que está inserida, na qual brotou uma sólida economia voltada às atividades agropecuárias e que se destaca como grande prestadora de serviços em todos os setores. Em 1969, o ensino superior estava aglutinado em cinco faculdades isoladas: a de Filosofia, Ciências e Letras, Direito, Odontologia, Medicina do Norte do Paraná e de Ciências Contábeis. Juntas, elas ofereciam 14 cursos para um total de 1930 alunos. Números que, em breve, sofreriam radicais avanços.
Instituída pelo Governo do Estado do Paraná em janeiro de 1970, a Universidade Estadual de Londrina foi oficialmente reconhecida em 7 de outubro de 1971. Desde então, o que se viu foi uma sucessão de avanços nas três áreas básicas que desde o início a Instituição se propôs a abordar, com a retaguarda indispensável da teoria e a experiência proporcionada pela dialética da prática: os setores do ensino, pesquisa e extensão.
Guiada por este princípio, a UEL direciona suas forças no sentido de aprimorar cada vez mais o sistema de ensino. Para tanto, paute-se por uma prática acadêmica sintonizada com as reais necessidades de cada curso e comprometida com a melhoria no desempenho dos professores. Sem falar na preocupação constante de dotar os centros de estudos com equipamentos imprescindíveis à formação dos estudantes.
Nessa linha, a pesquisa figura como um capítulo à parte, na medida em que o setor é amplamente reconhecido pela formação de métodos próprios de investigação. Há, por parte da UEL, uma constante preocupação para que os temas pesquisados e os resultados obtidos propiciem avanços científicos vinculados não só aos interesses acadêmicos, como aos da própria comunidade em que está inserida.
O trabalho de extensão universitária, da mesma forma, desponta como uma ponte eficaz entre a Universidade-Comunidade, ao propiciar o entrosamento vital para o avanço de ambas.
Com base nos ensinamentos que acumulou desde o seu primeiro dia, a Universidade Estadual de Londrina está sempre envolvida com conquistas desafiadoras. Historicamente, as administrações da Universidade pautam seu trabalho a partir da valorização das instituições que garantem a força da democratização, bem como baseiam-se em aprimoramentos voltados para a desburocratização, descentralização e constante profissionalização de sua rotina administrativa. Para efetivar estes anseios, a UEL promove um esforço no sentido de provocar mudanças em sua cultura organizacional e na mentalidade dos integrantes da comunidade universitária, de maneira que todos sintam-se livres para assumir uma postura crítica, responsável e participativa nesse processo.
Essas fortes transformações alcançam a UEL no momento em que coleciona dados animadores. Afinal, pelos limites do campus circulam, nos três turnos, nada menos que 13149 alunos dos cursos de Graduação e 4781 alunos dos cursos de Pós-Graduação. A esse contingente soma-se 2624 funcionários e 1649 docentes. É importante ressaltar que a UEL acolhe estudantes não só de Londrina e do Norte do Paraná, como de todos os estados e regiões do Brasil.
Para se ter uma ideia do quanto a UEL já caminhou, basta lembrar que já formou 82989 alunos de Graduação em seus 9 centros de estudos: Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Centro de Educação Física e Esportes, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Letras e Ciências Humanas e Centro de Tecnologia e Urbanismo. A instituição oferece 53 cursos de Graduação, 47 de Mestrado, 33 de Doutorado, 35 Especializações em várias áreas e outras 68 Residências.
Plantado à margem da Rodovia Celso Garcia Cid, distante cinco quilômetros da cidade, o campus da UEL conta com 235 hectares que chamam a atenção pela predominância do verde das perobas e das inúmeras espécies de árvores ornamentais. Além dos centros de estudos, a Universidade reúne 4 órgãos deliberativos, 2 órgãos executivos (reitoria e vice-reitoria), 6 pró-reitorias, 2 coordenadorias, 57 departamentos, 1 gabinete, 1 procuradoria, 1 prefeitura, 6 órgãos de apoio, 15 órgãos suplementares e 3 assessorias.
Em termos de ensino, a Universidade pôde, desde sua fundação, definir linhas básicas de atuação. A UEL, por ser uma instituição comprometida com os processos de evolução e democratização do conhecimento, trilha por um caminho natural de ajustes, tendo como objetivo uma formação sempre melhor dos alunos e um aprimoramento constante e indispensável dos docentes. Devido a trajetórias distintas, cada curso apresenta características próprias em termos de infraestrutura e recursos humanos, numa variável que abraça todas as universidades brasileiras e que não poderia deixar de germinar em uma instituição de vida tão recente como a UEL. Mas essas diferenças acabam por proporcionar um equilíbrio que permite uma constatação realista e animadora: a atuação da Universidade Estadual de Londrina na formação de recursos humanos é de fundamental importância, considerando-se a realidade de cada área. Na Graduação, esse rendimento pode ser comprovado mediante a constatação de que os profissionais formados pela UEL vêm ocupando seu espaço no mercado de trabalho.
A pós-graduação da UEL não fica atrás. Para manter seus cursos de Mestrado e de Doutorado, a instituição vale-se de um potencial em andamento e uma massa crítica de doutores, o que obviamente não se consegue em pouco tempo. Sabe-se que as instituições que mantêm bons cursos de mestrado e de doutorado se apoiam em uma tradição de trinta a quarenta anos de atividades. A UEL surpreende exatamente pelo fato de, em sua jovialidade institucional, ter consolidado uma estrutura diferencial nesse setor. Ao cumprir essa parte da especialização, a UEL está formando mão de obra especializada que é empregada em sua própria estrutura ou em outras instituições de ensino superior, bem como em institutos de pesquisa ou indústrias de tecnologia. Nessa linha, os cursos de especialização e aperfeiçoamento também exercem um papel de importância fundamental na formação e reciclagem dos recursos humanos.
Além desses quatro níveis formais de ensino – Graduação, Pós-Graduação, Especialização e Residências – a Universidade Estadual de Londrina oferece seminários, simpósios, cursos de extensão, congressos locais, loco-regionais, nacionais e internacionais. E, com isso, cumpre um papel preponderante nas diferentes frentes de formação em que atua. Com um leque tão vasto de atividades, a Universidade promove uma real melhoria na qualidade dos profissionais que lança no mercado de trabalho e que passam a atuar nos mais diversos setores. A certeza de que a Instituição cumpre esse papel com inegável eficiência vem do reconhecimento que recebe da própria comunidade.
Convencida de que o um ensino superior de boa qualidade está intrinsecamente ligado à pesquisa e à atividade crítica e criadora, a Universidade Estadual de Londrina dá atenção especial a esse setor. Essa preocupação foi demonstrada, já em 1977, com a criação da CPG – Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fato relevante numa época em que esse tipo de estrutura não era comum nas universidades brasileiras. Como a UEL nasceu com professores e pesquisadores jovens, era vital que logo em seu início acreditasse e apoiasse a pesquisa. Isso foi feito e os resultados comprovam a escolha do caminho certo. Para ampliar a atividade de pesquisa e torna-la ainda mais produtiva, a Universidade Estadual de Londrina incentiva as pesquisas solidificadas, bem como as de grupos emergentes, identificando tanto as vocações especializadas como as regionais, com o objetivo de formar e consolidar linhas de investigação próprias. A Instituição possui tradição no estímulo do envolvimento das atividades de pesquisa com os cursos de Graduação por meio de um sistema de bolsas de iniciação científica.
A UEL entende a extensão como um processo de integração Universidade-Comunidade, numa troca mútua de informações e experiências. Exatamente por compreender a extensão como uma ponte competente para proporcionar à sociedade a realimentação acadêmica e à Universidade o retorno social para a sobrevivência e eficácia de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, a UEL não mede esforços para ampliar essa integração. Com esta preocupação, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) estabelece prioridades de atuação para ampliar e tornar mais evidentes os trabalhos desenvolvidos nesta área, bem como para abrir caminhos que possibilitam a participação direta da comunidade nas atividades de extensão. A contribuição da UEL para a extensão, cultura e sociedade se tornaram um patrimônio para a cidade de Londrina. Um exemplo claro é o trabalho desenvolvido pela Casa de Cultura, que se dedica com reconhecida qualidade na produção e estímulo das atividades artísticas da cidade, nas áreas de música, teatro, artes plásticas e cinema, com excelentes resultados em todas elas.
A saúde comunitária é outro tema abraçado pela Instituição. O Hospital Universitário (HU) está integrado a toda rede de assistência à saúde – Previdência Social, Secretaria de Saúde do Estado, Serviços Municipais e mesmo à rede privada – e recebe grande número de pacientes que buscam atendimento em suas diversas clínicas. O HU, além de ser um centro de referência aos serviços de saúde da região, tem a face integralmente voltada para a comunidade, uma vez que atende praticamente todos os pacientes que não têm Previdência, os não contribuintes, e abre suas portas para a grande maioria dos beneficiários da Previdência Rural de Londrina e região e, sempre que possível, aos próprios previdenciários urbanos. Desta forma, o HU, dentro de seus objetivos primordiais – ensino, pesquisa e extensão – mantém sempre em primeiro plano a prestação de serviços de boa qualidade à comunidade, o que reflete diretamente o nível elevado de formação que oferece. Outro aspecto importante sobre o HU está em sua característica regional, pois atende mais de 200 municípios do Paraná, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, entre outras localidades. A partir de suas particularidades, o HU permite aos alunos um amplo contato com a realidade na qual irão atuar como profissionais.
Após esta breve apresentação contextualizada da Universidade Estadual de Londrina, cabe introduzir este Plano de Desenvolvimento Institucional, cuja vigência se dará para o período que se inicia em 2024 (inclusive) e se encerra em 2028 (inclusive). Este documento é a consolidação de trabalho de diferentes equipes que se reuniram para propor e planejar atividades e resultados referentes aos serviços essenciais prestados pela UEL, os quais fazem diferença no cotidiano da vida dos alunos, dos docentes e dos cidadãos de Londrina e região.
Apesar deste PDI ser referente ao período 2024-2028, é necessário informar que, periodicamente, haverá sistematização dos registros das atividades e dos resultados previstos e, caso necessário, revisão das propostas e objetivos inicialmente planejados. O que se pretende, do início ao encerramento do período de vigência deste documento, é dispor as informações existentes em série histórica para que, quando de sua conclusão, seja possível demonstrar a evolução do trabalho realizado pela Instituição, como um todo.
Um dos objetivos implícitos à elaboração deste PDI é torna-lo um instrumento de gestão eficaz e efetivo de demonstração dos avanços e resultados do trabalho de cada componente que integra a administração da Universidade. Por esta razão, o documento foi elaborado por uma abordagem mais analítica do que descritiva, mais formativa do que informativa e mais processual do que pontual. Esta opção recai no compromisso de apresentar objetivos, metas e ações que definirão os resultados relevantes que devem ser buscados pela Instituição, como um todo, e suas respectivas unidades administrativas, de acordo com suas especificidades, no período estabelecido. Trata-se de um compromisso público que visa aperfeiçoar os processos de planejamento, execução e avaliação, algo que permitirá o contínuo aprimoramento das competências institucionais de gestão.
O momento histórico que abriga o contexto de desenvolvimento deste PDI sinaliza profundas e aceleradas transformações, as quais traduzem uma necessidade de superação institucional. Para tanto, será fundamental poder contar com a criatividade, a proatividade, a competência e a ousadia de todos os que compõem a comunidade universitária.
Com o intuito de permitir aos públicos interessados uma leitura mais adequada, este documento foi organizado em quatro partes principais, além desta apresentação contextualizada inicial, as quais são denominadas de Macroetapas, sendo elas:
- Macroetapa I – Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI;
- Macroetapa II – Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI;
- Macroetapa III – Atividades de Planejamento da Elaboração do PDI; e,
- Macroetapa IV – Atividades de Execução e Gestão do PDI.
Boa leitura!