Pós-Graduação Lato Sensu – Admissão

.

Os critérios de inscrição, seleção e matrícula serão estabelecidos nos editais que regem o ingresso de estudantes de cada turma.

  • A inscrição para seleção aos Cursos de Especialização será aberta a graduados ou graduandos em Curso Superior, desde que comprovem a conclusão da graduação até a data da matrícula.
  • A seleção dos candidatos estará a cargo da Comissão de Seleção e deverá atender aos critérios estabelecidos na resolução/deliberação do Curso e no edital de oferta da turma.
  • Terão direito à matrícula nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu os candidatos inscritos que forem aprovados e classificados no processo de seleção, desde que não ultrapasse o número de vagas ofertadas.
  • Os estudantes matriculados serão classificados nas seguintes categorias, de acordo com o Regimento Geral:
  • estudante regular: aprovado no exame de seleção, matriculado no Curso de Especialização, com obediência a todos os requisitos indispensáveis à obtenção dos certificados correspondentes;
  • estudante especial: matriculado em disciplinas isoladas do Curso. A categoria de estudante especial aplica-se somente para a modalidade presencial.

A matrícula é obrigatória, a sua não realização dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar de Pós-Graduação implicará o desligamento do estudante do Curso de Pós-Graduação.

  • A matrícula terá validade pelo número períodos letivos de duração do Curso.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu poderão receber matrícula de estudantes especiais, conforme prazo estabelecido no calendário vigente, mediante requerimento semestral à Coordenação do Curso, desde que, nesta categoria, o estudante não frequente mais que cinquenta porcento dos créditos exigidos.

  • O estudante especial poderá concluir o curso após ingresso como estudante regular, mediante aprovação em processo de seleção.
  • Uma vez enquadrado na categoria de estudante regular, através de processo de seleção, seu tempo como estudante especial não será contado para efeito de verificação do cumprimento dos prazos para obtenção do título de Especialista.

O estudante regular matriculado em um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da UEL poderá se matricular em disciplinas de outros cursos desta Instituição, após aprovação do Coordenador do Curso da(s) disciplina(s) requerida(s).

O estudante que não desejar continuar o curso poderá solicitar, a qualquer tempo, o cancelamento de matrícula, mediante comprovação do adimplemento proporcional dos créditos cursados até a data do pedido de cancelamento.O estudante poderá solicitar o cancelamento de disciplina pelo portal do estudante, desde que não tenha ultrapassado cinquenta porcento da sua carga horária, cabendo ao Coordenador do Curso a aprovação.

O texto está disponível na(s) seguinte(s) referência(s): 

REGIMENTO GERAL DA UEL, RESOLUÇÃO CEPE 033/2014, RESOLUÇÃO CEPE 037/2016