Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão compete:

• Apreciar e homologar o Calendário Acadêmico da Universidade.
  • Aprovar a criação e a extinção de cursos de graduação e pós-graduação, ouvido o Conselho de Administração.
  • Estabelecer e avaliar as políticas globais para o ensino, pesquisa e extensão e capacitação docente na Universidade.
  • Aprovar normas, regulamentações e instruções vinculadas às atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão da Instituição.
  • Propor à Reitoria o orçamento para as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade.
  • Autorizar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação fora da sede, ouvido o Conselho de Administração.
  • Decidir sobre todos os aspectos acadêmicos não previstos dentre as atribuições de suas Câmaras.
  • Aprovar a criação e a organização de atividades pedagógicas, ouvido o Conselho de Administração.
  • Aprovar o número de vagas para cada curso de graduação, ouvido o Conselho de Administração.
  • Aprovar normas de avaliação de ensino e de promoção de estudantes.
  • Baixar normas sobre a forma de ingresso de candidatos aos cursos de graduação.
  • Aprovar normas para concurso público de docentes.
  • Elaborar políticas para fixação do quadro docente da Universidade.
  • Deliberar sobre a equivalência de títulos universitários e revalidação de diplomas estrangeiros, respeitada a legislação pertinente.
  • Aprovar os projetos político-pedagógicos dos cursos, no âmbito da sua competência.
  • Deliberar, originalmente ou em grau de recurso, sobre qualquer outra matéria de sua esfera de competência.
  • Julgar os vetos a ele encaminhados.
  • Emitir parecer sobre a criação, extinção, agregação e ampliação de Centros ou Departamentos.
  • Aprovar normas de concessão de bolsas.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão compõe-se das seguintes câmaras deliberativas:

• Câmara de Graduação
  • Câmara de Pesquisa