OUVIDORIA – Princípios

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A Ouvidoria tem como princípios:

  • transparência nos procedimentos;
  • preservação da dignidade das pessoas;
  • articulação com a administração e toda a estrutura organizacional da Instituição;
  • simplificar e dar celeridade aos procedimentos;
  • não sobrepor ou substituir funções;
  • resguardar as informações de caráter sigiloso;
  • atuar segundo princípios éticos, pautando seu trabalho pela legalidade, legitimidade, imparcialidade, moralidade, probidade e publicidade;
  • preservar e respeitar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e das Constituições Estaduais;
  • estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações;
  • respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade;
  • reconhecer a diversidade de opiniões, preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa;
  • exercer suas atividades com independência e autonomia;
  • ouvir o representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito;
  • resguardar o sigilo das informações;
  • facilitar o acesso à Ouvidoria, simplificando seus procedimentos, agindo com imparcialidade e justiça;
  • responder o representado no menor prazo possível, com clareza e objetividade;
  • atender com cortesia e respeito às pessoas;
  • buscar a constante melhoria de suas práticas, utilizando eficaz e eficientemente os recursos utilizados colocados a sua disposição;
  • atuar de modo diligente e fiel no exercício de seus deveres e responsabilidades;
  • buscar a correção dos procedimentos errados, evitando a sua repetição, estimulando, persistentemente, a melhoria da qualidade na administração pública em que estiver atuando;
  • promover a justiça e a defesa dos interesses legítimos dos cidadãos.