Reitor(a)

O(A) Reitor(a) é o(a) agente executivo(a) da Universidade, ao(à) qual compete:

• Administrar a Universidade e representa-la em juízo ou fora dele.
  • Zelar pela fiel execução da legislação da Universidade.
  • Convocar e presidir os Órgãos Superiores Deliberativos da Universidade, fixando a pauta das sessões destes órgãos, propondo ou encaminhando assuntos que devam por eles ser apreciados.
  • Superintender todos os serviços da Reitoria.
  • Nomear os titulares dos Órgãos da Reitoria.
  • Nomear e empossar os Diretores e Vice-Diretores das Unidades, os Chefes e Vices dos Departamentos e os Coordenadores e Vice-Coordenadores de Colegiados de Curso, escolhidos de conformidade com as disposições do Estatuto da Universidade Estadual de Londrina.
  • Nomear os Diretores de Órgãos Suplementares e de Apoio.
  • Estabelecer e fazer cessar as relações jurídicas e de emprego do pessoal docente e técnico-administrativo da Universidade, conforme as normas estabelecidas pelo Estatuto da Universidade Estadual de Londrina.
  • Exercer o poder disciplinar.
  • Cumprir e fazer cumprir as decisões dos Órgãos Superiores Deliberativos da Universidade.
  • Submeter ao Conselho de Administração e ao Conselho Universitário a proposta orçamentária.
  • Conferir graus universitários.
  • Proceder em sessão pública e solene do Conselho Universitário à entrega de títulos e de prêmios conferidos pelo mesmo.
  • Formular, em tempo hábil, convite às entidades qualificadas, para que designem os respectivos representantes nos Conselhos.
  • Firmar convênios, ouvidos os Conselhos competentes.
  • Instituir comissões, permanentes ou temporárias, para estudar problemas específicos e designar servidores para o desempenho de tarefas especiais.
  • Reformar, de ofício ou mediante recurso, atos administrativos.
  • Apresentar relatório e prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado, no primeiro trimestre de cada ano.
  • Praticar atos ad referendum dos órgãos competentes.
  • Enviar às autoridades competentes, para os devidos fins, anualmente, o relatório das atividades da Universidade.
  • Exercer quaisquer outras atribuições conferidas por lei, pelo Estatuto, bem como pelo Regimento Geral, ou por delegação superior.
  • Tornar públicos todos os seus atos.
  • No caso da ausência temporária do Reitor e do Vice-Reitor, o Reitor indicará, dentre os Diretores dos Centros de Estudos, seu substituto.