Contextualização da Prática do Ensino

.

A Universidade Estadual de Londrina desempenha a prática do ensino a partir da oferta de cursos e programas, os quais compreendem um conjunto de atividades sistematizadas, com o objetivo de educar e instruir, destinado a conferir diploma, certificado ou grau acadêmico.

Na UEL podem ser ministrados:

  • cursos de graduação nas modalidades presencial, podendo admitir a semi-presencialidade, e não presencial;
  • cursos de pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e não presencial; e,
  • programas de pós-graduação Stricto Sensu na modalidade presencial, com a possibilidade de desenvolvimento de atividades não presenciais.

Quanto aos objetivos e finalidades:

  • os cursos de graduação têm por finalidade a concessão de graus acadêmicos, devendo, para tanto, possibilitar a formação de profissionais de qualidade, com consciência crítica e aptos para o exercício da cidadania, para a atuação em profissões específicas e para as atividades culturais, científicas e técnicas;
  • os cursos de pós-graduação Lato Sensu têm por objetivo atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho, bem como de preparar especialistas em setores restritos de estudo, devendo, para tanto, possibilitar uma formação científica e cultural em áreas específicas de conhecimento em dois níveis, o de aperfeiçoamento e o de especialização, aos quais facultam os certificados respectivos; e,
  • os programas de pós-graduação Stricto Sensu destinam-se a propiciar formação científica ou cultural mais ampla e aprofundada de docentes e pesquisadores em todas as áreas do saber, compreendendo dois níveis, os de mestrado e de doutorado.

Os cursos de graduação, de pós-graduação Lato Sensu e os programas de pós-graduação Stricto Sensu possuem um currículo que prevê um conjunto articulado de atividades pedagógicas sistematizadas e complementares, visando uma qualificação universitária, a partir de um projeto político-pedagógico. Os projetos políticos-pedagógicos decorrem e estão subordinados ao projeto político-pedagógico institucional da Universidade. O currículo de cada curso reúne atividades pedagógicas obrigatórias e complementares:

  • Por atividades pedagógicas de natureza obrigatória entende-se disciplinas, atividades acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso, estágios supervisionados, monografias e outras previstas no projeto pedagógico.
  • As atividades acadêmicas complementares correspondem à participação do estudante em: cursos de extensão, disciplinas eletivas, disciplinas especiais, estratégias curriculares não obrigatórias, eventos, monitoria acadêmica, programas de extensão, programas de formação complementar, projetos de extensão, projetos integrados, projetos de pesquisa, projetos de pesquisa em ensino e outras atividades, desde que regulamentadas no projeto pedagógico de cada curso.

Com o intuito de explorar algumas frentes de atuação da Universidade Estadual de Londrina em relação ao ensino, apresenta-se em sequência alguns temas pertinentes: