Rankings

A importância das contribuições científicas desenvolvidas por profissionais da pesquisa vinculados à Universidade Estadual de Londrina é consolidada pelo desempenho da instituição em alguns rankings internacionais que avaliam atividades desta natureza, tal como é exposto em sequência:

A UEL se manteve na 28ª posição, semelhante a 2021, estabelecendo-se entre as universidades mais bem ranqueadas na América Latina e no Caribe, segundo o Times Higher Education (THE) – Latin America 2022. O ranking avaliou 197 Instituições de Ensino Superior, 20 a mais do que em 2021. No cômputo geral, a UEL ficou na posição 50, a 2ª melhor estadual paranaense e entre as quatro melhores do estado. O ranking avalia as instituições com base em 13 métricas distribuídas em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado); pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação); citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral); perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida no interior da universidade. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, os quais possuem pesos diferentes para a nota final.

A UEL é a 21ª universidade brasileira e a única estadual paranaense citada no QS World University Ranking 2023, o qual analisou 2.462 Instituições de Ensino Superior em todo o mundo. O ranking de 2022 classificou 1.422 universidades em todo o mundo considerando tópicos como reputação acadêmica, percepção do empregador, proporção professor/aluno, citações de pesquisas produzidas e o relacionamento internacional de professores e de estudantes. Em 2022, os avaliadores incluíram 124 novas instituições, das quais oito são brasileiras. No Paraná, a instituição melhor avaliada neste último ranking QS é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que aparece na 12ª posição, seguida pela PUCPR na 19ª colocação.

A UEL foi a universidade estadual paranaense mais bem posicionada no ranking Times Higher Education (THE) 2021, na categoria Emerging Economies (Economias Emergentes). O ranking THE é um dos mais relevantes para aferir a performance de instituições globais, no que diz respeito aos níveis de ensino, pesquisa, citações e integração internacional, entre outros critérios. A UEL figura entre as 400 e 500 universidades de todo o mundo. Entre as universidades de todo o Brasil, ficou em 23º lugar, já entre as do Paraná, ficou na 2ª colocação, atrás apenas da PUC/PR. Os critérios utilizados pelo ranking são ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e inovação industrial (transferência de conhecimento da universidade para a sociedade).