Titulação e Regime de Trabalho do Corpo Docentes

A alta concentração de doutores na UEL impacta sobre a quantidade e qualidade da produção científica, assim como afeta o volume de investimento realizado em pesquisa em tais instituições. A participação dos docentes com Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE) é outro fator preponderante na definição da capacidade de produzir conhecimento científico da instituição, isso porque exige do docente a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, os quais visam a produção acadêmica. A elevada quantidade de grupos de pesquisa presente na UEL sinaliza uma tradição institucional de produção científica. As linhas de pesquisa identificadas na UEL exprimem a diversidade de temas que originam estudos científicos, por consequência, à medida que crescem as linhas de pesquisa, o número de projetos tende a ser ampliado. A participação dos investimentos na UEL no total de investimento realizado pelo CNPq nas universidades estaduais do Paraná reflete sua tradição na pesquisa e produção do conhecimento.