Cine Teatro Universitário Ouro Verde

.

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde foi inaugurado no dia 25 de dezembro de 1952, em Londrina. Projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, o Teatro situa-se no calçadão central de Londrina e é referência cultural na região. O nome “Ouro Verde” faz alusão à cultura cafeeira, que impulsionou o progresso material, social e econômico do norte pioneiro. Em 1978, o Cine Ouro Verde foi comprado pela Universidade Estadual de Londrina com recursos do Ministério da Educação e do Governo do Estado do Paraná, e teve adaptação no nome para Cine Teatro Universitário Ouro Verde. A partir daí, além da programação cinematográfica, o Cine Teatro Universitário Ouro Verde passou a abrigar diversas manifestações artísticas: concertos, shows, montagens teatrais, espetáculos de dança, etc.

Desde a década de 1980, o cineteatro vem sediando o Festival Internacional de Teatro – FILO, o Festival de Música de Londrina e vários outros festivais promovidos e realizados na comunidade. Em 8 de novembro de 1999, o Cine Teatro Universitário Ouro Verde foi tombado como Patrimônio Histórico cultural do Estado do Paraná, pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), setor da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Paraná, sob o número de Inscrição: Tombo 126-II – Processo Número 02/98. O projeto “Velho Cinema Novo”, proposto pela Secretaria de Estado da Cultura, incluiu o Teatro Ouro Verde para passar por reformas no ano de 2002. O objetivo do projeto era reformar 13 salas de exibição localizadas no Paraná, consideradas pelo setor estadual de patrimônio como de valor histórico, arquitetônico e social. As obras duraram seis meses e o Teatro Ouro Verde voltou a funcionar no início de 2003, embora apenas como teatro e com a capacidade para 853 espectadores.

Em 12 de fevereiro de 2012, um curto-circuito causou um incêndio que comprometeu grande parte da estrutura do teatro, levando a suspensão das atividades. Constitui-se uma Comissão para acompanhar o processo de reconstrução e, em 2013, terminou-se o processo de licitação para o início das obras. Em 16 de janeiro de 2014, o Governo do Estado do Paraná assinou o contrato e a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução do Teatro Ouro Verde. Depois de cinco anos e muitas dificuldades no caminho, a reinauguração do Teatro Ouro Verde aconteceu no dia 30 de junho de 2017, com uma programação exclusiva para convidados. A antiga estrutura foi mantida e o palco, plateia e camarins foram adaptados e modernizados. Desde 2017, o espaço voltou a receber inúmeros espetáculos nacionais e internacionais, além de ser palco para os principais Festivais de Londrina, entre eles o Festival Internacional de Música de Londrina, Festival de Dança de Londrina, Festival Unicanto de Corais, entre outros.

O texto está citado na lista de referências como CASA DE CULTURA (2022).