Centro de Documentação da Casa de Cultura da UEL

A Casa de Cultura, por meio da formação de um significativo acervo impresso, sonoro e audiovisual, constituído por catálogos, livros de arte e sobre arte, textos teatrais, registros videográficos e fotográficos de espetáculos, filmes de ficção e documentários, gravações musicais e partituras, dentre outros materiais, implantou em 2006 e consolidou em 2008 um Centro de Documentação. O acervo, embora pequeno, tem se constituído em um relevante apoio à comunidade no acesso à compreensão da arte e também como suporte a algumas atividades acadêmicas desenvolvidas nas graduações relacionadas a esta área do conhecimento, mantidas pela UEL. Entre 2008 e 2013 a Casa de Cultura da UEL recebeu importantes doações, destacando-se entre elas as do Itaú Cultural de São Paulo, de diversas instituições ligadas a área de cultura e arte e de vários artistas, em especial da família do músico e funcionário da Divisão de Música da Casa de Cultura, Roberto Panico.

As atividades realizadas neste local referem-se à normalização de trabalhos, pesquisa, apoio para atividades das demais divisões, classificação, catalogação e processamento técnico do acervo informacional da Casa de Cultura. As ações de classificação, catalogação e processamento técnico do acervo informacional da Casa de Cultura viabiliza-se também como campo de estágio comportando alunos do curso de Biblioteconomia e também do ensino médio na categoria de estágio para menor aprendiz. As doações de acervo efetuadas pela comunidade e recebidas no Centro de Documentação estão em contínuo processo de classificação, catalogação e processamento técnico. Outro ponto de destaque do Centro de Documentação da Casa de Cultura, é sua caracterização como campo de pesquisa para alunos dos cursos de Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas e áreas correlatas.

O texto está citado na lista de referências como CASA DE CULTURA (2022).