Divisão de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura da UEL

Criada em 1976, inicialmente como Setor de Cinema da Coordenadoria de Ação Cultural da Universidade Estadual de Londrina, a atual Divisão de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura da UEL (DCV) desenvolve junto às comunidades universitária e externa um trabalho de difusão da arte cinematográfica. Disponibiliza filmes alternativos, em geral desprezados pelo grande circuito comercial. Sem fins lucrativos e iniciado em julho de 1978, por ocasião do Cine Teatro Ouro Verde ao patrimônio da UEL, este trabalho de informação e formação de plateias vinha se descaracterizando por conta da descontinuidade da exibição cinematográfica, espremida por uma agenda com as mais diversas manifestações artísticas. Entre 2002 e 2005 as atividades de cinema ficaram suspensas em função da reforma do Cine Teatro Ouro Verde, que inviabilizou a exibição de filmes. A partir de 3 de novembro de 2005, a Universidade Estadual de Londrina e o Com-Tour Shopping Center realizaram um convênio que viabilizou, não só para a cidade, mas também para a região, a exibição de filmes com elevada e comprovada qualidade artística e cultural. O local escolhido foi a antiga sala Studio Com-Tour, rebatizada como Cine Com-Tour/UEL.

O texto está citado na lista de referências como CASA DE CULTURA (2022).