Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL

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A Divisão de Música da Casa de Cultura é a responsável pelo planejamento, coordenação e execução das atividades musicais da Casa de Cultura da UEL. Conta com a Seção de Música Vocal (SMV), responsável pelos Coros da UEL e pelo NEUMA; e, com a Seção de Música Instrumental (SMI), responsável pela Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) e pelo Conjunto Prelúdio – Orquestra Jovem da UEL.

Compete à Seção de Música Vocal coordenar técnica e administrativamente os Grupos Artísticos (Coros da UEL e NEUMA), programas e atividades de seção. Atualmente, a SMV conta com cinco coros:

Coro UEL. Surgiu nos anos 1972. É composto por cantores adultos da comunidade londrinense. O Coro UEL desenvolve repertório com composições sacras, eruditas e populares.

Coro Juvenil da UEL. Fundado em 1992. É composto por jovens da comunidade londrinense com idade entre 14 e 19 anos. Seu repertório consiste de peças populares e/ou eruditas de variados períodos musicais, com ênfase em peças brasileiras e de outras nacionalidades, desde que apropriadas para vozes juvenis.

Coro Infantil da UEL. Composto por crianças com idade entre 8 e 13 anos, provenientes de diferentes setores da comunidade. Executa repertório de peças folclóricas e populares de diferentes países, a duas e três vozes.

Coro Tempos Dourados UEL. Fundado em 2000. É um coro de vozes femininas, senhoras com mais de 55 anos, da comunidade londrinense e região. O repertório é composto por músicas brasileiras e internacionais, populares e sacras.

Partindo da monodia, os trabalhos do NEUMA propõem a experiência estético-musical com a canção dos séculos IX ao XIV, Ars Antiqua e Ars Nova – gêneros e mudanças de estilo. A polifonia gótica e sua influência na música polifônica posterior, suas manifestações na França, Itália, Inglaterra e Península Ibérica. Com o canto eclesiástico, entendimento do sistema modal e contraste da música cortesã de vários países é buscada a montagem de concertos com temáticas específicas dentro do ano litúrgico e festas, eventos e situações comuns da sociedade da alta à baixa Idade Média. O Repertório Monódico Medieval, além de proporcionar a vivência de uma realidade histórica distinta da formação musical brasileira, contribui para o entendimento das transformações sócio-estéticas ocorridas através da história da música e sua consequência polifônica. 

A Música Historicamente Informada é a área da Divisão de Música que se dedica ao estudo e prática da música realizada entre os séculos IX ao XVIII. Foi criada em 26 de outubro de 1995 com o NEUMA (Ensemble Universitário de Música Antiga). Esta proposta partiu de instrumentos modernos com interesse na aquisição de cópias de instrumentos antigos segundo técnicas de construção de época. Os trabalhos se dividem em áreas vocais e instrumentais específicas da era medieval, renascimento e barroco.

Além de aspectos históricos, existe o interesse interdisciplinar agregando conhecimentos de filosofia, literatura, teatro, física, matemáticas, entre outras matérias afins. Todo este conhecimento colabora ao melhor entendimento do contexto sócio-político-cultural da Idade Média, Renascimento e Barroco, para a construção de um pensamento técnico-musical, visando uma performance historicamente informada, diferenciada e viva na atualidade. Por “historicamente informada” se entende o conhecimento e a utilização de tratados, textos, cartas, imagens – iconografia, entre outros documentos e fontes dos períodos citados.

Abrigado à área Música Historicamente Informada está o Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus. Trata-se de um grupo estável da Divisão de Música criado no dia 12 de junho de 2018 destinado a cantores amadores que se interessam pelo repertorio do período barroco e com um conhecimento básico de leitura musical ou com experiência de mais de dois anos em canto oral. Tem como objetivos: estudar o repertório e a função do coro de ópera barroca; conhecer e praticar a flexibilidade vocal, os efeitos que podem e devem ser utilizados como parte cênico-musical das obras; estudar e experimentar a criação dos personagens e a incorporação dos membros enquanto elementos cênico-musicais das obras; conhecer e praticar a Gestualidade Barroca com os aspectos retóricos na mis-en-scène do período; e, estudar e utilizar a Teoria dos Afetos e como o cantar-falando e o falar-cantando é incorporado à melodia/harmonia das obras.

Compete à Seção de Música Instrumental coordenar técnica e administrativamente os Grupos Artísticos (OSUEL e Prelúdio), programas, projetos e atividades da respectiva seção.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual e Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; e, dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito de escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.

A Orquestra Prelúdio UEL, Orquestra Jovem da Universidade Estadual de Londrina, estreou em público em dezembro de 1985, um ano após a fundação da OSUEL. A criação da Prelúdio foi idealizada pelo Maestro Othonio Benvenuto, primeiro regente da OSUEL. É destinada a estudantes de instrumentos de orquestra. Por ter uma característica de formação, é destinado também a qualquer pessoa que tenha interesse e disposição para se dedicar no aprendizado de um instrumento. O repertório trabalhado é de peças de compositores dos diversos períodos musicais, considerando o seu caráter didático. Dentro dessas características, dedica especial atenção à música brasileira. Paralelamente, é desenvolvido um trabalho de música de câmara voltado aos alunos que mais têm se destacado no aprendizado, permitindo-lhes conhecer um repertório mais elaborado como camerista ou solista.

Abrigada à área Música Historicamente Informada está a Orquestra Barroca Capriccio Stravagante. A linguagem do barroco se expressa através de muitas especificidades, como a construção dos instrumentos que é diversa dos instrumentos modernos, afinação, técnicas específicas e pensamento “filosófico” sobre o fazer musical, entre tantas outras características. Com esta atividade busca-se estimular os músicos estudantes e interessados no repertório a dedicarem-se e aprofundar a prática deste período, através de ensaios semanais e atividades de apoio individual. O objetivo desta proposta é a criação e inclusão de um movimento de música barroca com voluntários da comunidade da cidade e universitária.

Dentre as inúmeras atividades que desenvolve, a Divisão de Música oferece oportunidades com as seguintes ações didáticas:

Projeto Violoncelo. É uma atividade formativa destinada a estudantes do instrumento violoncelo de Londrina e região. A faixa etária atendida é a partir dos 10 anos de idade. Os alunos participantes têm aulas gratuitas do instrumento.

Curso de Percepção Musical e Técnica Vocal. Destinado a cantores, estudantes de música e músicos amadores que necessitam de uma base mais sólida ao conhecimento que já possuem, para construir, definir e incrementar sua performance musical.

Curso de Leitura a Prima Vista. Dedicado à prática de solfejo a 1, 2, 3 e 4 vozes em várias claves, compassos, tonalidades e modos, com diversos tipos de notação desde o canto gregoriano até a notação de música contemporânea.

Curso Prática de História da Música Medieval. Este curso se constrói através de fontes literárias, partituras e afins, visando recriar os diversos repertórios e construir uma mostra de exemplos que fizeram parte do “corpus” musical representativo de mudanças ocorridas na sociedade europeia desde o século IX ao XV.

O texto está citado na lista de referências como CASA DE CULTURA (2022).