Hospital Veterinário: é um centro de referência

Um centro de referência na área de Medicina Veterinária do Paraná que apoia a execução de programas de saúde pública e sanidade animal, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da população. Esta é hoje a posição que o Hospital Veterinário (HV), órgão suplementar da UEL, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), ocupa em nível nacional. O HV surgiu em 9 de setembro de 1976, e desde então oferece à comunidade atendimento e suporte técnico para o diagnóstico e tratamento de doenças em várias espécies de animais. O HV também supre as necessidades de aprimoramento profissional dos estudantes do curso de Medicina Veterinária. Além de suporte para as atividades acadêmicas, o setor é campo de estágio curricular, residência e área de pesquisa para a pós-graduação (mestrado e doutorado).

“Nas atividades práticas, os estudantes têm contato com várias áreas de atuação do médico veterinário”, diz o professor Ney Carlos Reichert Netto. Ele ressalta ainda as técnicas de diagnóstico e tratamento especializado nas áreas de Medicina Veterinária curativa e preventiva, oferecidas à comunidade. Segundo o levantamento do HV, só em 2021 foram realizadas aproximadamente 11000 consultas de rotina a pequenos animais e aproximadamente 300 consultas de rotina a grandes animais. O HV também é referência para profissionais e técnicos de municípios paranaenses e estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 2022, 33 servidores e 45 docentes atuam nos departamentos de Clínicas Veterinárias e Medicina Veterinária Preventiva. Com plantão veterinário desde 1993, casos emergenciais são atendidos por plantonistas, médicos veterinários residentes e estudantes da graduação. Entre outros setores, o HV possui farmácia e três áreas com capacidade de internamento para até 23 animais de companhia, 9 equinos ou bovinos, e até 24 animais de tamanho médio.

O texto está citado na lista de referências como REVISTA UEL (2011).