Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina

A Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina configura-se como um serviço-escola de Psicologia ligado ao curso de graduação em Psicologia da referida universidade. Tal serviço congrega ações dos departamentos de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC), Psicologia e Psicanálise (PPSIC) e Psicologia Social e Institucional (PSI), por meio de atividades ofertadas em estágios curriculares, projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Constituem a população-alvo da Clínica Psicológica da UEL, as comunidades interna e externa à UEL, em suas diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos), beneficiários do Sistema Único de Saúde. Dentre os serviços oferecidos, destaca-se a psicoterapia individual de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Demais atividades, tais como avaliação psicológica, psicoterapia de grupo, casal e família, dentre outros são oferecidos por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, conforme interesse e disponibilidade de docentes e pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina.

A Clínica Psicológica foi instalada em 1976, com a implantação do 5º ano do curso de Psicologia da UEL (Habilitação: Formação do Psicólogo). Em 1992, a Clínica Psicológica atuava como um serviço de extensão da Universidade Estadual de Londrina, denominando-se Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A.), vinculada aos departamentos de Psicologia, principalmente aos departamentos de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e de Psicologia e Psicanálise, que ofereciam estágios na área de Psicologia Clínica aos alunos do curso de Psicologia. Esses dois departamentos tinham também a responsabilidade de coordenar o Serviço de Psicologia Clínica, através de revezamento. Assim como tradicionalmente os alunos desenvolviam seu estágio em clínica neste órgão, o mesmo era conhecido como Clínica Psicológica (conforme informativo da coordenação do Serviço de Psicologia Aplicada, de 10/03/1992).

Em 1999, o Serviço de Psicologia Aplicada (Clínica Psicológica) foi transformado em Núcleo de Psicologia Clínica (Resolução CA 198/99, de 11/11/1999), vinculado acadêmica e administrativamente ao Centro de Ciências Biológicas. Desde então, o Diretor deste órgão passou a ser eleito pelos alunos da 5ª série do curso de Psicologia e pelos docentes que atuavam como supervisores de estágio na área de Psicologia Clínica. Em 2009, o Núcleo de Psicologia Clínica foi institucionalizado como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (Resolução CA 159/2009, de 31/07/2009), passando a denominar-se Clínica Psicológica (CP-UEL), subordinado administrativamente à Reitoria da UEL e academicamente ao Centro de Ciências Biológicas, regendo-se pelo disposto no Estatuto e Regimento da UEL e pelas disposições de seu Regimento, aprovado pela Resolução CU 260/2009, de 15/12/2009.

A partir de 2014, a Direção da Clínica Psicológica passou a ser escolhida por meio de eleição com votos de representante dos estudantes de Psicologia, representante dos servidores do serviço, além de votos dos docentes dos departamentos de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Psicologia e Psicanálise e Psicologia Social e Institucional.

A Clínica Psicológica localiza-se no CCB. Seu espaço principal é o Bloco B (Clínica Nova), com 280 m2, composta por: 6 salas de atendimento de adulto, 3 salas de atendimento infantil, 1 sala de atendimento da assessora especial, 1 sala de atendimento em grupo, 1 sala de espera de clientes, 2 salas de espelho (para observação de atendimento), 1 secretaria, 1 sala de direção, 1 sala de estagiários, 1 almoxarifado e 1 WC de funcionários. A Clínica ocupa, ainda, parte do Bloco A (Clínica Antiga), com 171 m2, composta por: 6 salas multifuncionais, usadas para atendimento clínico e supervisão de estudantes, 1 sala de atendimento em grupo/supervisão e 1 sala de aula/atendimento em grupo.

O texto está citado na lista de referências como CLÍNICA PSICOLÓGICA (2022).