Hospital Universitário: obras que moldam o futuro

O ano de 1990 registrou um grande número de obras entregues, como o Hemocentro, o prédio do CCS, o Anfiteatro do HU, a Biblioteca Setorial do CCS e a Capela Ecumênica. Porém, diversas outras obras, em diferentes épocas, representaram avanços importantes tanto no desenvolvimento científico quanto no atendimento à população. Entre elas, o Laboratório de Anatomia Patológica, Laboratório de Análises Clínicas, Setor de Quimioterapia, Hemodinâmica, ampliação do Centro Cirúrgico, Banco e Leite Humano, Centro de Tratamento de Queimados, Unidade de Transplante de Medula Óssea e o Banco de Olhos, além da modernização de espaços e equipamentos dos setores. Entre 2011 e 2021 foram concluídas as UTIs Neonatal e Adulto III, dentre outros avanços em termos de infraestrutura. A aquisição, em comodato, dos barracões do antigo IBC foi uma das grandes conquistas da última década.

Os bons resultados em avaliações nacionais dos cursos do CCS têm relação direta com o HU. O hospital recebe estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia e Odontologia já nos primeiros anos dos cursos. A prática é comum desde o início das graduações, em diversos projetos e pesquisas. Na pós-graduação, mais especificamente nas residências, são quase 500 estudantes ativos matriculados em 68 cursos. Inúmeras pesquisas são realizadas no HU por estudantes da graduação e pós-graduação, orientadas e supervisionadas por docentes do CCS. A Telemedicina/Telessaúderepresenta um grande avanço tecnológico, tanto no ensino como em serviços à comunidade.

O texto está citado na lista de referências como REVISTA UEL (2011).