Hospital Universitário: um brinde à saúde

Maior hospital público estadual do Paraná, o Hospital Universitário da UEL também está completando 50 anos de vida. Como a UEL, o HU tem uma história repleta de pioneirismo, de muita dedicação das pessoas que participaram de sua construção. Pioneirismo, aliás, faz hoje do HU referência estadual e nacional em diversas áreas da saúde, contando também a atuação do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU). Os números impressionam, são mais de 113 mil atendimentos ambulatoriais (entre HU, DASC e AEHU), mais de 23 mil atendimentos médicos no Pronto Socorro e cerca de 15 mil internações. Deste total, quase 24% dos pacientes atendidos são de outros municípios – a maioria vinda do Paraná, mas também de estados como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e até do Norte e Nordeste brasileiros.

O HU funcionou, de 1º de agosto de 1971 a dezembro de 1975, no prédio então pertencente ao Hospital Evangélico, na esquina das Ruas Pernambuco e Alagoas (onde hoje funciona a Cohab-Londrina), no centro da cidade. Desde então, estabeleceu-se um casamento perfeito entre o curso de Medicina, iniciado em 1967, com o Hospital Universitário. Enfermagem, Fisioterapia e Bioquímica e Odontologia juntaram-se à família, cada um no seu tempo, com o HU se transformando em um grande campo de aulas práticas e aprendizado dos cursos de graduação e pós-graduação do CCS.

“O Hospital começou com 39 leitos e, em processo de rápida expansão, em um ano já tinha ampliado sua capacidade para 150 leitos, atendendo inicialmente ao serviço de Pronto Socorro municipal. Foi importante o fato de o reitor da UEL e o prefeito de Londrina da época, respectivamente Ascêncio Garcia Lopes e Danton Paranaguá, serem também médicos. Tinham mais sensibilidade em relação ao Hospital Universitário”, comenta o médico Lúcio Tedesco Marchese, segundo superintendente do HU, na gestão de 1972-1974.

Segundo Marchese, como primeiras providências foram feitas diversas adequações, o centro cirúrgico foi reformado e a primeira UTI da cidade foi criada. “Na época, fizemos uma estrutura interna de alvenaria dentro de um barracão de madeira para procedimentos cirúrgicos, com respirador, revestimentos apropriados e com aquisição de materiais cirúrgicos para transplante, tudo autorizado pelo reitor”, relata.

Ainda no primeiro prédio do HU, as primeiras residências médicas foram implantadas. “Primeiro em Cirurgia Geral, depois em Urologia, Cirurgia Pediátrica e Clínica Médica. Desenvolvíamos função didática muito boa, com movimento muito grande. Tanto é que quem concluía residência no HU estava preparado para residências em qualquer outro hospital, com praticamente 100% de aprovação. Com isso, o curso de Medicina da UEL já era classificado entre os cinco melhores do País”, ressalta Marchese.

O texto está citado na lista de referências como REVISTA UEL (2011).