Sobre o projeto

Nascido de uma iniciativa inovadora do Governo Federal, o Programa Novos Talentos, executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tinha como objetivo principal aprimorar a Educação Básica através da sua integração com a Educação Superior.

Com um foco inicial em oferecer atividades extracurriculares para docentes e discentes da Educação Básica (cursos e oficinas), em horários que não comprometessem a frequência escolar, o programa deu origem ao inspirador Projeto Novos Talentos da Universidade Estadual de Londrina.

Desde 2011, o Projeto de Extensão Novos Talentos, desenvolvido pelo Departamento de Histologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vem transformando a vida de estudantes e professores. Sob a coordenação dos professores Dr. Eduardo José de Almeida Araújo e Dr. Fábio Goulart de Andrade, ambos do Departamento de Histologia, e da professora Dra. Daniela Rejan, Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, o projeto conta com uma equipe de monitores mediadores excepcionais.

Estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia, formam a base dessa equipe. Além disso, estudantes de cursos de especialização e pós-graduação da UEL também contribuem para o sucesso do projeto. Um fato marcante que demonstra o impacto do projeto é o retorno de diversos ex-participantes como mediadores. Esses ex-alunos, inspirados pela experiência que tiveram, decidem dedicar seu tempo e conhecimento para auxiliar novas gerações na jornada de aprendizado das ciências naturais.

O Projeto Novos Talentos se diferencia por meio da proposta inovadora de oficinas teórico-práticas, voltadas à construção de conhecimento científico atualizado da área de Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica. Através dessas oficinas, os alunos são conduzidos a uma jornada de descobertas, onde a experimentação científica se torna a chave para desvendar os segredos da natureza. A cada ano, o Projeto Novos Talentos desenvolve atividades cuidadosamente planejadas para promover a construção do conhecimento de forma empolgante e inovadora. Através de experimentos, dinâmicas, jogos, teatros e outras atividades lúdicas, os participantes têm a oportunidade única de desvendar os segredos das ciências naturais, fugindo da abordagem tradicional presente em muitas escolas.

Mais de 1.000 estudantes da Educação Básica já tiveram a oportunidade de participar dessa jornada extraordinária. Além deles, inúmeros professores de Ciências e Biologia das escolas públicas de Londrina e região também foram beneficiados, aprimorando seus conhecimentos e práticas pedagógicas.

Mais do que aproximar a Educação Básica do Ensino Superior na UEL, o Projeto Novos Talentos constrói uma ponte entre esses dois níveis de ensino, promovendo a interação entre estudantes e professores de ambas as áreas. Através da participação nas oficinas, os estudantes da Educação Básica têm a oportunidade de conhecer o ambiente universitário, vivenciar metodologias de ensino inovadoras e entrar em contato com profissionais renomados da área de Ciências Biológicas.

Essa experiência única contribui para:

• Despertar o interesse dos estudantes pela carreira científica;
  • Estimular o ingresso dos estudantes na UEL;
  • Fortalecer a formação dos futuros profissionais da área de Ciências Biológicas.

Junte-se a nós nessa jornada e faça parte dessa história de sucesso!