Alunos EaD da UEL realizam provas presenciais em 14 cidades do Paraná
NEAD
atualizado 1 dia atrás
Estudantes da graduação em Computação (licenciatura) e da pós-graduação em Ensino de Inglês para Crianças realizam, neste sábado (6), das 14h às 18h, provas presenciais em 14 cidades do Paraná. A avaliação semestral faz parte do cronograma de atividades dos cursos a distância da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Ao todo, 148 alunos da licenciatura em Computação farão as provas no polo escolhido no momento da matrícula. O curso é ofertado nas cidades de Assaí, Astorga, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Congonhinhas, Jacarezinho, Londrina, Palmital, Prudentópolis, São João do Ivaí e Siqueira Campos. Em Londrina, a atividade será realizada no Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus da UEL.
Já os 95 estudantes matriculados na especialização em Ensino de Inglês para Crianças farão a avaliação nos polos dos municípios de Assaí, Nova Santa Rosa ou Rio Negro, conforme matrícula realizada no início do curso.
A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UEL (Nead/UEL), Claudinea Angélica dos Santos, ressalta que as atividades presenciais fazem parte das normativas da universidade para a oferta de cursos EaD, o que já atende ao decreto da Nova Política de Educação a Distância assinado em maio deste ano.
“No Marco Regulatório da EaD, as atividades presenciais são colocadas como fundamentais. O mais importante é que a UEL já faz isso desde que iniciou as ofertas EaD. A cada seis meses, há atividades presenciais nos polos e a prova presencial é um desses momentos. Eles são importantes porque promovem a socialização dos alunos, permitem que eles conheçam o polo em que estão matriculados e os tutores. Alguns alunos são de cidades vizinhas ao polo ou até de outras regiões. Apesar de desenvolverem atividades em grupo dentro do ambiente virtual de aprendizagem, estar presencialmente e fisicamente com os demais é diferente”, destaca.
Os cursos a distância da UEL são viabilizados pelo programa do governo federal Universidade Aberta do Brasil (UAB). O sistema é gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também responsável pela implantação de polos UAB em todo o país com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior.