UEL realiza colação de grau da primeira turma de Tecnologia em Gestão Pública EaD
NEAD
atualizado 1 dia atrás
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) promoveu, na noite desta terça-feira (26), a cerimônia de colação de grau para 138 estudantes da graduação. Alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Física, Geografia, Matemática, Química, Serviço Social e estudantes da primeira turma de Tecnologia em Gestão Pública EaD foram aplaudidos por professores, amigos e familiares no Cine Teatro Ouro Verde.

“É a realização de um sonho, uma alegria contagiante. Desde o vestibular, me organizei, corri atrás e hoje concluí que tudo é uma grande emoção”, descreveu a formanda de Gestão Pública, Cristiane Anézia Rodrigues, que mora em Jandaia do Sul.
O curso de Tecnologia em Gestão Pública EaD foi ministrado em rede pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), em parceria com seis universidades estaduais. Além da UEL, a graduação foi realizada simultaneamente pelas universidades estaduais de Maringá (UEM), do Norte do Paraná (Uenp), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste).
A primeira turma formada pela UEL reuniu 42 estudantes dos polos das cidades de Apucarana, Jaguapitã, São João do Ivaí e Tamarana. A formanda Tatiane Ferreira Fim, que mora em Londrina, contou que aplicou os conhecimentos teóricos no ambiente de trabalho.
“O sentimento é de gratidão por tudo. Pela equipe, pelos professores. O curso foi incrível. A experiência foi extremamente enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto no pessoal. O curso me proporcionou uma visão mais ampla e aprofundada sobre os desafios e as potencialidades da gestão pública”, afirmou.
Durante a cerimônia de colação de grau, os estudantes de Gestão Pública permaneceram no palco do Cine Teatro Ouro Verde. A coordenadora do curso e patronesse da turma, Elaine Maria dos Santos, destacou que atividades práticas desenvolvidas ao longo dos dois anos de formação contribuíram para um aprendizado mais dinâmico.
“As disciplinas sempre tiveram essa preocupação de inserir elementos de vivência para que os alunos pudessem entender como aplicar os conhecimentos de forma efetiva. É um currículo que traz uma dose de atividades práticas por meio de projetos e, sobretudo, por meio da extensão. Em algumas disciplinas, nas atividades avaliativas, os alunos saíram a campo, fizeram uma investigação no espaço público, trouxeram relatos de experiências ou pesquisas na área”, explicou.
“É muito bonito perceber toda a trajetória deles, todas as dificuldades que foram superadas para que eles pudessem estar aqui nessa noite comemorando esse título. A modalidade EaD, sem dúvida, feita com muita responsabilidade e com muito comprometimento, como a universidade tradicionalmente tem feito, é uma forma de alcançar essas pessoas e trazê-las para dentro da universidade”, acrescentou o tutor e nome de turma, Luiz Gustavo Tiroli.

A paraninfa geral dos formandos, professora Talita Ravagnã Piga, também celebrou a conquista dos alunos. “Ter conhecido os estudantes que eu orientei durante toda uma jornada mediada pelas telas é muito gratificante. Acompanhei uma série de dores, dificuldades e superações dos alunos ao longo do processo formativo. Foi uma troca de experiências e de conhecimento muito enriquecedora”, afirmou.
Os estudantes com maior média geral foram homenageados durante a colação de grau. O tecnólogo José Eduardo Balera foi um dos destaques com média geral 9,9. “Esse curso foi excelente de uma forma muito ampla. Permitiu conhecer professores e profissionais incríveis. O curso a distância exige o apoio de uma equipe profissional para acompanhar e orientar. Os tutores também tiveram um papel essencial durante esse percurso”, agradeceu.
Em discurso, a reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, reforçou a responsabilidade dos novos profissionais como egressos da universidade. “O desejo do Conselho Universitário, dos familiares e amigos e dos professores é que vocês consigam ocupar os diferentes espaços com respeito, com recurso técnico, com capacidade de relacionar-se e com empatia. A Universidade Estadual de Londrina forma profissionais diferenciados e vocês levarão essa marca. Esse mundo não precisa só de excelentes profissionais. Nós precisamos também de excelentes seres humanos que façam a diferença.”

EaD na UEL
O Núcleo de Educação a Distância da UEL (Nead/UEL) foi criado em 2009 e oferta cursos de graduação e de pós-graduação por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mesmo na modalidade EaD, todos os cursos possuem atividades presenciais obrigatórias que precisam ser realizadas nos polos de apoio estabelecidos por convênios entre o Governo Federal e as prefeituras.