Núcleo de Educação a Distância da UEL promove letramento em inteligência artificial

NEAD


atualizado 2 meses atrás


Funcionários da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participaram do curso de Introdução à Inteligência Artificial (IA) ministrado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no Laboratório de Informática do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).

A iniciativa do Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEL) contou com a participação de 35 profissionais da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), do CLCH e do próprio Nead.

“Eu vinha fazendo leituras sobre inteligência artificial, mas tinha tido pouco tempo para treinar. Quando você faz um curso como esse, abre a mente. As pesquisas nessa área estão muito adiantadas. Não é só colocar um termo no Google como as pessoas fazem. Com a IA é como se você tivesse uma pessoa invisível ao seu lado que te auxilia em todos os aspectos”, destacou o técnico de informática, Reinaldo Santos Gabriel, responsável pelo laboratório de informática do CLCH e um dos participantes do curso.

A formação foi conduzida pela Equipe Multidisciplinar em IA composta pelos docentes Simone Rezende e Lucas Vieira de Araújo; pelo graduando em Ciência da Computação da UEL, Bruno Peres Florindo; com orientação geral e palestra de abertura do coordenador do Nead/UEL, Pedro Paulo Ayrosa, pesquisador na área de inteligência artificial há mais de 30 anos.

Coordenador do Nead/UEL, Pedro Paulo Ayrosa, durante palestra de abertura do curso de Introdução à Inteligência Artificial (IA).

Ferramentas e possibilidades para o uso do ChatGPT, DeepSeek, NotebookLM e Gamma foram detalhadas aos participantes. A formação também incluiu questões éticas e reflexões sobre tecnologia.

Para o coordenador do Nead/UEL, Pedro Paulo Ayrosa, é preciso divulgar o potencial da inteligência artificial e estimular o uso responsável pela comunidade acadêmica.

“Considerando que vivemos uma revolução no âmbito educacional, em todos os níveis, resolvemos criar um grupo que tem a finalidade de divulgar o potencial e os desafios relacionados à IA na educação. No setor administrativo, por exemplo, as ferramentas podem otimizar o trabalho e diminuir a execução de tarefas repetitivas, levando-se em conta o uso responsável e ético da IA”, considerou.

No final do ano passado, cerca de 90 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação EaD da UEL e dos cursos presenciais de Ciência da Computação e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial participaram da etapa de formação voltada aos estudantes. A próxima fase do letramento em IA terá conteúdos específicos para uma turma de docentes.

“Entender os princípios, potencialidades e limitações da inteligência artificial é o melhor caminho para lidar com os desafios que essa tecnologia impõe. Investir em educação e formação continuada sobre IA é essencial tanto para alunos quanto para os professores para que eles naveguem com confiança e competência diante desse novo paradigma. A educação em IA não é apenas sobre tecnologia, mas sobre cultivar uma visão crítica e inovadora que será decisiva para o futuro de todos”, ressaltou a docente Simone Rezende, integrante da equipe.

A Equipe Multidisciplinar do Nead/UEL também dará início a um grupo de estudos para fomentar e desenvolver pesquisas sobre o uso da inteligência artificial no ensino superior. Entre os objetivos está a análise dos impactos da IA no cenário educacional, incluindo a formação acadêmica e as novas metodologias de ensino.

“Percebemos que, geralmente, as pessoas se dividem em dois grupos: aquilo que Umberto Eco chamava de ‘apocalípticos’ ou ‘integrados’. Ou a pessoa tem uma visão muito negativa em relação à IA ou acha que a tecnologia vai resolver todos os problemas. Na verdade, é um meio termo. Não podemos acreditar que a tecnologia é um bicho de sete cabeças, mas também não podemos achar que é a solução para tudo. Precisamos ter uma visão analítica, observadora e cuidadosa”, completou o professor Lucas Vieira de Araújo.

As atividades da Equipe Multidisciplinar em IA são conduzidas com o apoio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Leia também

Especializações EaD da UEL ofertam 1.050 vagas para o segundo semestre

Sete cursos de pós-graduação a distância ofertados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciam as atividades a partir de agosto. São eles: Atividade Física e Saúde: da Atenção Primária ao Atendimento Hospitalar; Educação Física Inclusiva; Educação Física na Educação Básica; Ensino de Ciências “Ciência é 10!”; Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional Digital, Gestão […]


Novo curso de especialização EaD da UEL vai ofertar 150 vagas

O curso de especialização EaD em Atividade Física e Saúde: da Atenção Primária ao Atendimento Hospitalar foi lançado oficialmente na sexta-feira (11) durante o I Simpósio Atividade Física na Atenção à Saúde, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento reuniu mais de 600 inscritos em todo o país e foi acompanhado de forma […]


Ensino de Inglês para Crianças divulga lista de alunos convocados para matrícula

A pós-graduação em Ensino de Inglês para Crianças, modalidade EaD, divulgou o resultado da seleção de estudantes nesta terça-feira (8). A lista completa está disponível no edital nº 029/2025, no site do Nead/UEL (sites.uel.br/nead/editais/). As matrículas devem ser realizadas pela internet, entre os dias 09 e 14 de abril, no endereço sistemas.uel.br/portaldepos/. As aulas terão […]


Editais selecionam tutores para cadastro de reserva

Os cursos de Especialização em Educação Física Inclusiva e em Ensino de Inglês para Crianças, ambos na modalidade EaD, estão com inscrições abertas para profissionais interessados em atuar como tutor. Os editais nº 020/2025 e 022/2025 são para formação de cadastro de reserva. A carga horária semanal é de 20 horas. A jornada será cumprida […]