Núcleo de Educação a Distância da UEL promove letramento em inteligência artificial

NEAD


atualizado 10 meses atrás


Funcionários da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participaram do curso de Introdução à Inteligência Artificial (IA) ministrado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no Laboratório de Informática do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH).

A iniciativa do Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEL) contou com a participação de 35 profissionais da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), do CLCH e do próprio Nead.

“Eu vinha fazendo leituras sobre inteligência artificial, mas tinha tido pouco tempo para treinar. Quando você faz um curso como esse, abre a mente. As pesquisas nessa área estão muito adiantadas. Não é só colocar um termo no Google como as pessoas fazem. Com a IA é como se você tivesse uma pessoa invisível ao seu lado que te auxilia em todos os aspectos”, destacou o técnico de informática, Reinaldo Santos Gabriel, responsável pelo laboratório de informática do CLCH e um dos participantes do curso.

A formação foi conduzida pela Equipe Multidisciplinar em IA composta pelos docentes Simone Rezende e Lucas Vieira de Araújo; pelo graduando em Ciência da Computação da UEL, Bruno Peres Florindo; com orientação geral e palestra de abertura do coordenador do Nead/UEL, Pedro Paulo Ayrosa, pesquisador na área de inteligência artificial há mais de 30 anos.

Coordenador do Nead/UEL, Pedro Paulo Ayrosa, durante palestra de abertura do curso de Introdução à Inteligência Artificial (IA).

Ferramentas e possibilidades para o uso do ChatGPT, DeepSeek, NotebookLM e Gamma foram detalhadas aos participantes. A formação também incluiu questões éticas e reflexões sobre tecnologia.

Para o coordenador do Nead/UEL, Pedro Paulo Ayrosa, é preciso divulgar o potencial da inteligência artificial e estimular o uso responsável pela comunidade acadêmica.

“Considerando que vivemos uma revolução no âmbito educacional, em todos os níveis, resolvemos criar um grupo que tem a finalidade de divulgar o potencial e os desafios relacionados à IA na educação. No setor administrativo, por exemplo, as ferramentas podem otimizar o trabalho e diminuir a execução de tarefas repetitivas, levando-se em conta o uso responsável e ético da IA”, considerou.

No final do ano passado, cerca de 90 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação EaD da UEL e dos cursos presenciais de Ciência da Computação e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial participaram da etapa de formação voltada aos estudantes. A próxima fase do letramento em IA terá conteúdos específicos para uma turma de docentes.

“Entender os princípios, potencialidades e limitações da inteligência artificial é o melhor caminho para lidar com os desafios que essa tecnologia impõe. Investir em educação e formação continuada sobre IA é essencial tanto para alunos quanto para os professores para que eles naveguem com confiança e competência diante desse novo paradigma. A educação em IA não é apenas sobre tecnologia, mas sobre cultivar uma visão crítica e inovadora que será decisiva para o futuro de todos”, ressaltou a docente Simone Rezende, integrante da equipe.

A Equipe Multidisciplinar do Nead/UEL também dará início a um grupo de estudos para fomentar e desenvolver pesquisas sobre o uso da inteligência artificial no ensino superior. Entre os objetivos está a análise dos impactos da IA no cenário educacional, incluindo a formação acadêmica e as novas metodologias de ensino.

“Percebemos que, geralmente, as pessoas se dividem em dois grupos: aquilo que Umberto Eco chamava de ‘apocalípticos’ ou ‘integrados’. Ou a pessoa tem uma visão muito negativa em relação à IA ou acha que a tecnologia vai resolver todos os problemas. Na verdade, é um meio termo. Não podemos acreditar que a tecnologia é um bicho de sete cabeças, mas também não podemos achar que é a solução para tudo. Precisamos ter uma visão analítica, observadora e cuidadosa”, completou o professor Lucas Vieira de Araújo.

As atividades da Equipe Multidisciplinar em IA são conduzidas com o apoio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Leia também

Provas presenciais reúnem alunos de cursos EaD da UEL

Estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que cursam a graduação em Computação (licenciatura) e a pós-graduação em Ensino de Inglês para Crianças, ambos na modalidade a distância, participaram das provas presenciais semestrais obrigatórias no último sábado (6). As avaliações ocorreram simultaneamente em 13 cidades do Paraná. As provas foram realizadas nos polos de Assaí, […]


Alunos EaD da UEL fazem provas presenciais neste sábado

Estudantes da graduação em Computação (licenciatura) e da pós-graduação em Ensino de Inglês para Crianças fazem as provas presenciais semestrais, neste sábado (6), das 14h às 18h, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A avaliação faz parte do cronograma de atividades dos cursos a distância da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ao todo, […]


Nead/UEL no 25º Encontro da Comunidade Moodle Brasil

A equipe do Núcleo de Educação a Distância da UEL (Nead/UEL) participa do 25º Encontro da Comunidade Moodle Brasil. Entre os dias 05 e 07 de novembro, docentes, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia da informação se reúnem em Natal (RN) para refletir sobre os desafios do uso da Inteligência Artificial na educação. Entre […]


Pós em Gestão Pública EaD seleciona tutores

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo (cadastro de reserva) para o cargo de tutor no curso de especialização em Gestão Pública, modalidade EaD. A carga horária semanal de atividades é de 20 horas. A remuneração será feita com recursos da Capes, conforme o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para participar do processo […]