Saiba mais sobre o projeto Ludic’S
LUDOTECA
atualizado 3 semanas atrás
Título do Projeto: A cultura tradicional afro-brasileira e indígena e a produção do conhecimento escolar: a Ludoteca da UEL e a produção e disseminação de jogos e tabuleiros com material reciclado e biodegradável.
Instituição Parceira: Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Objetivo Geral: Desenvolver técnicas de produção de tabuleiros de jogos tradicionais com material reciclável (papel machê) para incentivar a reciclagem da celulose e a consciência ambiental. O projeto também visa introduzir a prática desses jogos em 5 comunidades escolares da região norte do Paraná, promovendo o raciocínio lógico-matemático, a linguagem, a educação artística, a educação física, a educação ambiental e a educação étnico-racial.
Jogos Tradicionais Trabalhados: Os jogos tradicionais afro-brasileiros e indígenas que serão produzidos e trabalhados são:
- Mancala (valoriza a semeadura e a colheita ).
- Shisima (aborda a importância da água e dos animais aquáticos ).
- Jogo da Onça (valoriza a fauna brasileira ).
Público-Alvo e Beneficiários:
- Públicos Contemplados/Beneficiados: Estudantes em idade escolar, movimentos sociais, associações comunitárias, educadores e cooperativas de materiais reciclados.
- Beneficiados (Estimativa): 5 mil diretamente e 20 mil indiretamente.
- Comunidades/Escolas Envolvidas: Colégio Estadual José de Anchieta (Jacinta), Colégio Estadual José Aloísio Aragão (Tania), Escola Municipal Nina Gardemann (Silmara), Escola Municipal Maestro Roberto Pânico (Thatiane) e Coletivo Conexões – Central Única das Favelas (Lua Gomes).
Onde as Atividades Serão Executadas: O projeto será estruturado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e executado em escolas públicas de Londrina e região, em associações de bairro e em espaços de movimentos sociais.
Metodologia e Produção:
- Os tabuleiros serão produzidos utilizando técnicas de moldagem artesanal de papel machê, sem aditivos químicos, usando produtos biodegradáveis e recicláveis como papel, água, cola e resina vegetal.
- A meta é produzir 300 tabuleiros de jogos tradicionais.
- Serão desenvolvidos moldes e técnicas para a construção de 3 tipos diferentes de jogos.
- O projeto utilizará conhecimentos interdisciplinares, incluindo engenharia, física, matemática, artes, ciência dos materiais e ciências ambientais.
Ações de Extensão e Formação: O projeto prevê a realização de:
- 15 momentos didáticos em comunidades escolares para disseminar os jogos e os conhecimentos escolares associados às práticas de preservação ambiental.
- 2 mini-cursos de formação para educadores sobre a utilização dos jogos, a educação ambiental e a educação étnico-racial.
ODS Contemplados: O projeto contempla os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
- ODS 4: Educação de qualidade (meta 4.7).
- ODS 12: Consumo e produção responsáveis (metas 12.2 e 12.5).
Supervisor: Sergio Henrique Gerelus (Coordenador)