Projetos

Ludoteca da UEL- práticas lúdicas associadas a um projeto de educação e de emancipação (ATUAL)

O objeto deste projeto é a organização da Ludoteca enquanto espaço criativo e educativo voltado para o atendimento presencial de crianças em grupos ou individualmente. A Ludoteca será um ambiente educativo e lúdico, projetado para promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras, através de atividades de brincadeira, aprendizado e interação. 

O projeto busca resgatar a ideia de que todos os tipos de brinquedos e brincadeiras, independentemente de sua natureza e função original, são educativos, uma vez que possibilitam à criança a “exploração” e “integração” com os objetivos, pessoas e situações presentes em seu contexto de vida. Procura-se criar, através deste projeto, um espaço democrático de acesso ao brinquedo e brincadeiras para crianças de diferentes camadas sociais e faixas etárias, permitindo formas de expressão livre e de representação do mundo, na visão da própria criança.


Ludoteca UEL (1994/1996)

O programa Ludoteca/UELtem por finalidade : a) criar um espaço democrático de acesso ao brinquedo e brincadeiras para crianças; b) oportunizar situações de estudos e debates acerca do desenvolvimento da criança, com base num enfoque interdisciplinar; c) promover ação social junto à comunidade, pais e educadores no sentido de desmistificar a “ideia do brinquedo como algo supérfluo ” e d) desenvolver pesquisa e ações extensionistas relacionadas ao desenvolvimento humano. 

A Ludoteca atende crianças de 04 a 10 anos, da comunidade interna e externa à UEL, creches e instituições de ensino de Londrina e região, envolvendo em suas instalações a brinquedoteca, oficina, museu de brinquedo e setor de empréstimo de brinquedos. Sua vida administrativa e seu trabalho lúdico/pedagógico estão ligados às áreas de matemática, psicologia, educação, artes, biblioteconomia e educação física, que compõe a equipe interdisciplinar do programa, contando com mais de 400 crianças associadas.


Brinque-UEL (1996-1999)

A finalidade primordial deste projeto é a de possibilitar à população, momentos lúdicos/pedagógicos em espaços denominados BRINQUEDOTECAS. Esses momentos devem propiciar contatos prazerosos com brinquedos e brincadeiras, visando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade, autonomia, independência e responsabilidade. O projeto objetiva, ainda, assessorar as comunidades, no sentido do planejamento de situações lúdico/pedagógicas, para que se tornem agentes de transformação na relação criança/brinquedo/brincadeira.


A Ludoteca vai às escolas: importância da inserção do lúdico no processo de ensino-aprendizagem (1999/2001)

O presente projeto visa criar condições para que educadores que atuam na rede pública do ensino básico e fundamental se conscientizem acerca das relações existentes entre o lúdico, o desenvolvimento infantil e o processo de ensino-aprendizagem.


Reinventando o brincar: oficinas lúdicas (2004/2007)

O presente projeto objetiva desenvolver oficinas de natureza lúdica estruturadas a partir de atividades junto a crianças, pré-adolescentes, adolescentes, educadores e pais, que se encontram vinculados de alguma forma ao Programa Ludoteca- UEL. Partindo da proposta de se intervir e refletir sobre a produção de significados relacionados ao universo lúdico das crianças, pretende-se valorizar o papel que a Ludoteca – UEL ocupa enquanto espaço privilegiado para o exercício de práticas lúdicas, enfatizando seu significado social de catalizador de experiências afetivas, culturais e de conhecimento.

Para tanto, se propõe a organizar diferentes modalidades de ação no sentido de promover tanto a aprendizagem dos alunos de graduação dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Licenciatura em Matemática e Ciências da Informação, oportunizando lhes a convivência com experiências onde a diversidade de formas de brincar possa ser aproveitada enquanto instrumento de enriquecimento cultural e aquisição de conhecimento, quanto a oportunidade de espaços para a ludicidade da clientela proposta.


Ludoteca em movimento (2012/2015)

O espaço da Ludoteca destina-se atualmente a atender crianças de quatro a dez anos, tanto em seu espaço como em seu entorno. O trabalho desenvolvido com as crianças têm apresentado resultados significativos especialmente destacando a importância do brincar como aspecto importante no desenvolvimento da criança na sua totalidade. Dentre os aspectos importantes à formação da criança destaca-se o físico, psíquico, bem como o social. 

Nesse sentido, a proposta busca auxiliar as instituições tanto escolar como não escolar em relação ao atendimento da criança, visando um reconhecimento do espaço lúdico na infância. as atividades nas escolas, são de conhecimento do espaço, necessidades das crianças, descoberta do brincar, brinquedo, jogo e brincadeiras diversas, especialmente as de origem históricas. Assim, surge o desejo de expandir para que outras crianças possam desfrutar as diferentes possibilidades do brincar, por meio das atividades oferecidas pelo programa Ludoteca-UEL.