Histórico

A Ludoteca da Universidade Estadual de Londrina constitui um dos mais valorizados projetos de extensão da Universidade. A ideia da sua elaboração surgiu em 1988 durante um simpósio sobre psicologia na própria UEL, no qual a professora Edda Bontempo discorreu sobre a importância do brinquedo para a formação da criança e sobre a experiência do LABRINQ – um projeto interdisciplinar da Universidade de São Paulo.

A partir de então o sonho acalentado por docentes de várias áreas foi amadurecendo, e em 1989 o projeto obteve a aprovação da Universidade e do MEC. Foi iniciada, então, uma campanha junto à comunidade para arrecadar materiais, como sucata, brinquedos, fantasias, livros, gibis, para compor o acervo da Ludoteca da UEL. Finalmente, em 20 de setembro de 1990, deu-se a inauguração e, desde então, a atuação da Ludoteca vem se fazendo notar além das fronteiras da comunidade londrinense.

Os principais objetivos do Projeto Ludoteca da UEL são: propiciar um ambiente favorável à interação, livre expressão, e autoconhecimento da criança; possibilitar o contato, a exploração e a criação de brinquedos e brincadeiras; desmistificar o conceito de brinquedo como algo supérfluo; resgatar o valor social de brincadeiras de nossa cultura; desenvolver áreas específicas de pesquisa no que tange a relação entre o desenvolvimento infantil e o brinquedo. (SILVA; CRUZ, 1994)