Quem somos

Somos o Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), um espaço de pesquisa interdisciplinar que reúne pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Coletivo Feminino Plural (CFP) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Londrina (SMPM).

O nosso objetivo é produzir e analisar dados sobre crimes de feminicídios, consumados e tentados, no Brasil, com a finalidade de contribuir para o monitoramento e visibilização do fenômeno e para a melhoria da qualidade das estatísticas oficiais e da resposta da sociedade e do Estado ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, considerando-se os três pilares dessa política: prevenção, punição e restituição de direitos.

A nossa proposta está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para as metas:

5.2 Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos;

16.1 Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares; e,

16.2 Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.

Definição de Feminicídio

O feminicídio é todo homicídio praticado contra a mulher em razão de violência doméstica ou discriminação à condição do gênero feminino. No Brasil, o termo ganhou força após a aprovação da Lei nº 13.104/2015, que tornou o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas, de 12 a 30 anos. Tal qualificação é importante para sua coibição por se tratar de um crime com características singulares e próprias de cada sociedade, já que a discriminação contra a mulher é um fenômeno cultural e social.  FEMINICÍDIO – TJPR

Ana Luísa Iliescu Perine (Universidade Estadual de Londrina)

Annie Karine Rossi de Almeida (Universidade Estadual de Londrina)