22 de Julho: Dia de Combate ao Feminicídio no Paraná – Monitor de Feminicídios no Brasil divulga dados do primeiro semestre de 2025
LESFEM
atualizado 2 dias atrás
No contexto do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná, celebrado em 22 de julho, o Monitor de Feminicídios no Brasil (MFB), vinculado ao Laboratório de Estudos de Feminicídios da Universidade Estadual de Londrina (Lesfem/UEL), divulga o boletim semestral com dados atualizados sobre feminicídios consumados e tentados no estado.
Entre janeiro e junho de 2025, foram registrados 179 casos de feminicídio consumado e tentado no estado, representando uma média de quase um caso por dia (0,98). Em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram identificados 194 casos, houve uma redução de 7,7%. Em relação ao semestre anterior (julho a dezembro de 2024), a queda foi ainda mais expressiva, de 22% (de 230 para 179 casos).
O levantamento, realizado a partir do monitoramento sistemático de notícias e cotejado com os registros do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), aponta que 58,66% dos casos foram tentativas e 41,34% resultaram em feminicídio consumado.
Destaques as vítimas e contexto dos crimes:
- 80% dos casos foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros da vítima.
- 20% das vítimas tinham filhos menores de idade ou dependentes.
- 17% dos casos ocorreu na presença de ascendentes ou desdencendetes, quase sempre filhas ou filhos crianças ou adolescentes.
- 9% das vítimas haviam feito denúncia prévia.
- A mediana de idade das vítimas foi de 31 anos e dos agressores, 32 anos.
Acesse o boletim completo e outros dados do Monitor de Feminicídios no Brasil em Boletim Semestral – Paraná – Jan a Jun 2025 – LESFEM