Minicurso 6

MULHERES NA FOTOGRAFIA: POLÍTICAS NA (DA) IMAGEM

Fabiane Tais Muzardo
Ruth Tainá Aparecida Piveta

Este minicurso problematiza o lugar das mulheres na arte, com especial atenção à fotografia. Discute o lugar historicamente delimitado para o fazer artístico das mulheres, a partir das construções histórico-sociais de presença/ausência e visibilidades/invisibilidades. Busca-se tensionar a relação sujeito-objeto no fazer artístico, pensando a imagem como discurso que comunica, provoca e produz efeitos no tecido social. Para isso, apresentaremos trajetórias de fotógrafas, cujos trabalhos se desenvolvem na América Latina em diferentes momentos históricos: o início e o fim do século XX.  As fotografias de Tina Modotti sobre o cotidiano de mulheres, arte, cooperativas e escolas no México, em meados de 1920, nos permitem pensar sobre uma realidade que extrapola as fronteiras nacionais mexicanas e evidenciam a vida e luta de diferentes sujeitos históricos e grupos marginalizados. Além disso nos conta dos enfrentamentos vividos por ela enquanto mulher, fotógrafa e de classe baixa em um ambiente predominantemente masculino. Fernanda Magalhães, por sua vez, nas décadas finais do século, interroga, em suas produções, os padrões normativos nos quais a existência de mulheres é localizada. Desde a afirmação da diferença corporal e da visibilidade de corpos em sua potência de singularização, provoca os regimes de visualidade que operam no cerceamento da diferença. Nossa análise de baseia em autores como Susan Sontag, Linda Nochlin, Didi-Huberman e Jacques Rancière, em uma perspectiva que visa o diálogo entre áreas como História, Psicologia e Arte.