Minicurso 1

A ARTE PÚBLICA EM PERSPECTIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA

Luciana de Fátima Marinho Evangelista

Manifestações artísticas públicas, como grafites e esculturas, serão colocadas em perspectiva, neste minicurso, para explorarmos alternativas metodológicas que promovam a aprendizagem histórica. Para tanto, recorreremos a autores como Paulo Knauss, Hans Ernest Gumbrecht, Jörn Rüsen e Ronaldo Cardoso Alves, a fim de: 1) problematizarmos as disputas pelo pertencimento e representatividade de diversos grupos sociais no espaço público (Knauss), 2) explorarmos o Stimmung, ou clima histórico (atmosfera) como modo de criar contextos de aprendizados que suscitem momentos nos quais os sujeitos possam ser atravessados pelas coisas do mundo e tenham uma experiência, como definiu Gumbrecht: “primordialmente, fora da linguagem” (2010, p. 9), e 3) questionarmos a instrumentalização ideológica do conhecimento histórico e defendermos o aprendizado histórico com sentido para vida (Rüsen, Alves). Nesse sentido, artistas como Cândido Portinari e Eugênio P. Sigaud dialogarão com produções contemporâneas de Kobra, Carão e outros, valorizando possibilidades de usos da Arte Pública para o Ensino de História.

Bibliografia:
GUMBRECHT, Hans Urich. Produção da Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
GUMBRECHT, Hans Urich. Depois de “Depois de aprender com a história”, o que fazer com o passado agora? In. NICOLAZZI, Fernando; MOLLO, Helena M.; ARAÚJO, Valdeir L. de. Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente – o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora da UNESP, 2015.
KNAUSS MENDONÇA, Paulo. Arte Pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo</em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. p. 17-29, 2009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/717. Acesso em: 24 fev. 2025.
RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 207.
SIMAN, Lana Mara de Castro. Memórias sobre a história de uma cidade: a história como labirinto. Educação em Revista | Belo Horizonte | n. 47 | p. 241-270 | jun. 2008. 
ZAIDLER, Waldemar. Arte Pública e a Arte de Rua: Graffiti versus grafite. Revista Farol, 9 (9), 2015, p. 125-135. https://doi.org/10.47456/rf.vli9.11368