Minicurso 4

REPRESENTAÇÃO VISUAL DO PASSADO EM AULAS DE HISTÓRIA

Arnaldo Martin Szlachta Junior

Este minicurso propõe uma reflexão crítica sobre o uso de Inteligência Artificial para a geração de imagens no Ensino de História. Através da análise de ferramentas de IA generativa, como o DALL·E, discutiremos os potenciais e os limites dessas tecnologias na reconstrução visual de eventos históricos. A utilização dessas imagens pode transformar a forma como representamos o passado, mas também levanta questões sobre a precisão histórica, a manipulação de narrativas e os impactos na construção do conhecimento. A ideia é debater e questionar até que ponto as imagens geradas por IA podem ser fontes confiáveis, como elas podem reforçar estereótipos e visões enviesadas, e qual o papel do Historiador-docente em mediar o uso dessas ferramentas.

Bibliografia:
ARUDA, Eucidio Pimenta. Inteligência artificial generativa no contexto da transformação do trabalho docente. Educação em Revista – UFMG, 2024.
HOLMES, Wayne et al. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. UNESCO Publishing, 2024.
RÜSEN, Jörn. Os princípios da aprendizagem: a Filosofia da História na didática da História. Diálogo (s), Epistemologia (s) e Educação Histórica: um primeiro olhar, p. 11-20, 2021.