Minicurso 3

IMAGENS DO IMPERIALISMO E ORIENTALISMO NOS SÉCULOS XIX E XX

José Rodolfo Vieira

A partir da segunda metade do século XIX, o mundo observou a concorrência entre as potências econômicas europeias, influenciadas pelo avanço das novas tecnologias, convertidas em máquinas que aumentavam significativamente a produção industrial, e do capitalismo, que impulsionava a busca por matérias-primas e de um vasto mercado consumidor para escoar os bens materiais da “superprodução” industrial. Nesse processo, conhecido como Imperialismo, as potências capitalistas europeias dividiram não somente o continente africano em várias fatias, mas também exploraram o Oriente Médio atrás de recursos dos quais precisavam para a sua empreitada. Ao longo do processo de colonização, várias produções culturais e científicas serviram de arcabouço cultural para legitimar a dominação. A imagem do árabe e/ou muçulmano atrasado, incivilizado e bárbaro, por exemplo, foi explorada por escritores, poetas, pintores e artistas com o objetivo de legitimar o poderio ocidental sobre o Oriente. Nesse minicurso, tentaremos abordar e problematizar a construção da imagem do Oriente produzida pelo Ocidente a partir da observação de documentos imagéticos da imprensa e das artes plásticas do período, buscando identificar como tais produções midiáticas e culturais foram produzidas a partir da perspectiva dos europeus e voltadas para europeus.

Palavras-chave: Orientalismo; Ocidente; Oriente; Imagem.

Bibliografia:
CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990
DEMANT, Peter. O mundo muçulmano. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
HOURANI, Albert. A história dos povos árabes. São Paulo; Companhia das Letras, 2006.
BERQUE, Jacques. Les Arabes. Paris, Éditions Sindbad, 1979.
SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990