O sucesso absoluto de Lady Gaga

Revista Jornalismo & Ficção


atualizado 5 meses atrás


A artista americana reuniu 2,1 milhões de pessoas em Copacabana e superou todas as expectativas

Por Luiza Zottis

No último sábado, dia 3, a cantora Lady Gaga se apresentou para um público impressionante de mais de dois milhões de pessoas. Foi o maior show da carreira da artista e ultrapassou o de Madonna, também organizado pela prefeitura carioca e que foi o maior show de sua carreira.

O evento foi transmitido em TV aberta, atingindo um público ainda maior. Lady Gaga se emocionou em diversos momentos da noite. Fez discursos, cumprimentou os fãs na grade e tocou diversas canções clássicas de sua discografia, como “Born This Way”, “Bad Romance”, “Judas” e “Shallow”.

“Essa noite, estamos fazendo história. Mas ninguém faz história sozinho. Sem as pessoas incríveis do Brasil, não estaria nesse momento. Obrigada por fazerem história comigo”, disse Lady Gaga durante o espetáculo. A cantora chamou um fã ao palco para traduzir suas falas, um momento destacado como de atenção e cuidado pela plateia.

Apesar das dificuldades de um show tão grande em espaço aberto, a presença e a estrutura de palco fizeram toda a diferença na experiência das milhões de pessoas reunidas por Lady Gaga. Ela foi elogiada por diversos veículos de imprensa, críticos musicais e espectadores. Cumpriu não só o desejo dos fãs, mas surpreendeu uma nação inteira.

Em 2017, Lady Gaga cancelou um show muito aguardado em um festival brasileiro. Seus fãs ficaram arrasados com a ausência, e a ela mesma afirmou ter ficado devastada, mas precisava cuidar da saúde.

Agora, recompensou o vazio deixado anos atrás com um espetáculo arrebatador, repleto de referências culturais, políticas e artísticas ao mesmo tempo que encantava milhões de brasileiros.

Lady Gaga foi embora do Brasil no dia seguinte ao show, deixando um legado de fato histórico, e levando boas lembranças da população brasileira. Ela honrou com glória sua carreira musical e provou a paixão latino-americana por suas canções.


Luiza Zottis, estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina e integrante da revista Jornalismo & Ficção na América Latina.

Leia também

Mulher dos olhos d’água 

A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio. ecoou lamentos de uma infância perdida.  A voz de minha avó ecoou obediência aos brancos-donos de tudo.  A voz de minha mãe ecoou baixinho revolta no fundo das cozinhas alheias debaixo das trouxas roupagens sujas dos brancos pelo caminho empoeirado rumo à favela.  A minha voz ainda ecoa versos perplexos com rimas de sangue e fome.  A voz de minha filha recolhe […]


Água Viva — uma obra abstrata

Obra escrita por Clarice Lispector em seus 53 anos, publicada pela editora Rocco. Esse livro é uma prova do porquê a escritora entrou para a história da nossa literatura. Uma das principais reclamações dos que consumiram a obra é a escrita desconexa, que difere da forma como Lispector escrevia em outras narrativas e de suas […]


Arte, memória e afeto

Quando Carmen Mattos entrou para a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), já vivia com Alzheimer em estágio inicial. A doença avançaria aos poucos, mas a arte se manteve como ponto de apoio e ponte com o mundo. Participava das oficinas e rodas de conversa com entusiasmo. Ali, era ouvida, acolhida, estimulada a lembrar e […]


O preço da adultização

A adultização infantil não é fenômeno isolado, mas reflexo de um sistema de consumo que antecipa desejos e comportamentos, muitas vezes ignorando limites éticos. Estudos da USP – Universidade de São Paulo apontam sobre os perigos da sexualização precoce, associada ao aumento da vulnerabilidade ao abuso sexual, além de maior incidência de transtornos mentais como […]