Asas do discurso: Dias Gomes e García Márquez sobrevoam a América Latina
Revista Jornalismo & Ficção
atualizado 1 ano atrás
Luis Carlos Dale Vedove e Maria Cecília Guirado
Este artigo tem como objetivo principal analisar as relações entre as imagens aladas criadas por
Dias Gomes (na telenovela Saramandaia, de 1976) e Gabriel García Márquez (no conto Um
senhor muito velho com umas asas enormes, de 1972). Essas representações foram observadas a
partir de seus diálogos, desnudados por intermédio das lentes de Mikhail Bakhtin. Conjectura-se
que a personagem criada por Dias Gomes (João Gibão) reproduz anseios de liberdade do Brasil
no período da ditadura, assim como as criações do autor colombiano chamam atenção para a
mesma reivindicação de toda a América Latina. Por meio dos diálogos estabelecidos entre as
personagens (João Gibão e o Senhor muito velho com asas), o estudo pretende desvelar o corpo
grotesco como elemento estrutural por onde se formalizam as semelhanças. Os significados
imediatos das asas e do voo traduzem o desejo dos autores pela liberdade intelectual e pela
tolerância às diferenças no Brasil e na América Latina naquele período de grande censura.
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