Avaliações

Os trabalhos serão analisados preliminarmente por uma Comissão Científica, composta por professores do Departamento de Ciências Contábeis da UEL. À Comissão Científica caberá, principalmente, julgar sobre a aceitação ou não dos trabalhos entregues (em relação à aderência às normas de evento). Os trabalhos que estiverem fora das normas técnicas (fonte, espaçamento, número de páginas, resumo, etc.) divulgadas estarão automaticamente eliminados.

Os trabalhos aptos serão encaminhados a avaliadores “ad hoc”, sendo estes professores dos cursos de Ciências Contábeis da UEL e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A avaliação será pelo sistema Blind Review em que os autores não são identificados no artigo.

Por isso, é importante retirar qualquer nome do sumário do arquivo. Por exemplo, se estiver utilizando o Word, selecione “Arquivo > Informações” e confira se, no campo “autor”, aparece apenas como “Jornada Acadêmica de Estudos Contábeis” ou em branco. Se o campo “autor” estiver preenchido com outro nome, remova.

Os avaliadores, de posse de um formulário padronizado pela Comissão Científica do evento, emitirão o seguinte parecer: (a) não selecionado ou (b) selecionado. Basicamente, os critérios para avaliação do trabalho (aspecto técnico e formal) são os seguintes: linguagem científica; atualidade do tema; desenvolvimento do conhecimento; originalidade do trabalho; clareza na definição dos objetivos; revisão da literatura (adequação bibliográfica); alcance dos objetivos e qualidade do texto (redação, clareza, objetividade, etc.), adequação às normas da ABNT ou APA.

Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento pelo(s) seu(s) autor(es), necessariamente, conforme programação a ser divulgada pela Comissão Organizadora. Não serão concedidos certificados de apresentação aos autores que não apresentarem o trabalho no evento.

Durante o período de avaliação dos artigos submetidos, caso o trabalho seja aprovado em outro evento, o mesmo será automaticamente excluído do processo de avaliação da Jornada (JAEC) em virtude do não ineditismo para a participação.