Apresentação

O Instituto Nacional de Ciência Tecnologia (INCT) toxoplasmose é sediado no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.

O INCT toxoplasmose: uma visão de saúde única visa apoiar trabalhos no Brasil e no exterior, sejam eles relacionados com humanos, seja com animais.

A plausibilidade do INCT toxoplasmose vem das experiências anteriores do núcleo de pesquisadores que fazem parte do projeto, são mais de três décadas de existência, inclusive com formação de um centro de referência em toxoplasmose em projetos anteriores.

Esse grupo encabeçado pela Universidade Estadual de Londrina trouxe contribuições importantes para o conhecimento dessa doença negligenciada, quer seja elucidando os aspectos epidemiológicos, de diagnóstico e controle da doença entre os animais domésticos e selvagens, ou aspectos de saúde pública, servindo de base para o Programa de Controle da Toxoplasmose Gestacional do Ministério da Saúde do Brasil.

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, e é caracterizada como uma doença parasitária que afeta o homem e os animais e é transmissível entres eles (zoonose). O presente projeto tem como objetivos:

1) simplificar o diagnóstico de triagem, tanto para as gestantes como para as crianças e desenvolver kits a baixo custo;

2) estudar marcadores proteicos da infecção aguda e crônica da toxoplasmose;

3) avaliar marcadores proteicos da infecção por oocistos e cistos do parasita;

4) isolar, genotipar, avaliar a virulência, e mapear o proteoma/transcriptoma de cepas de T. gondii;

5) desenvolver vacina de última geração para ser utilizada em gatos, suínos, e ovinos para diminuir a contaminação ambiental e a infecção em humanos;

6) capacitar profissionais de saúde e de áreas correlatas.