HU realiza Encontro de Gestores e Fiscais de Contratos da SESA
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 1 dia atrás
O HU-UEL realizou, nos dias 7 e 8, o Encontro de Gestores e Fiscais de Contratos da Região Norte, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e a Escola de Gestão do Paraná (EGP). O objetivo foi fortalecer a capacitação de servidores e colaboradores sobre a gestão e fiscalização de contratos de bens e serviços, ressaltando a importância dessas práticas para a boa governança pública e para a efetividade das políticas de saúde.
Em dois dias, especialistas compartilharam experiências e novas perspectivas sobre temas estratégicos como responsabilidade social na gestão de contratos, governança e controle externo, a Lei nº 14.133/21 e instrumentos de mensuração de resultados.
O evento reforçou a importância da integração entre instituições públicas e do desenvolvimento contínuo das equipes para garantir mais transparência, eficiência e responsabilidade social na administração pública.

Programação
O evento aconteceu no Anfiteatro do HU. Durante a solenidade de abertura a superintendente do HU, Iara Secco, e o vice-reitor da UEL, Airton Petris, receberam e deram as boas-vindas aos participantes.

Na manhã do primeiro dia, Isabel Cristina Silva, consultora do Sebrae, apresentou: “Mais que Regras, Resultados: A Gestão e Fiscalização de Contratos como Responsabilidade Social”, e “Governança e Fiscalização de Contratos sob a Perspectiva do Controle Externo” foi o tema ministrado por Thiago Anderson Zagatto, do Tribunal de Contas da União (TCU).
No período da tarde, Vinicius Geronasso, coordenador de projetos do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), abordou “Papel, Limites e Responsabilidades dos Atores na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”. A mesa redonda “Gestão e Fiscalização de contratos de credenciamento” encerrou o primeiro dia, com um bate-papo entre Vinicius Geronasso e Thiago Anderson Zagatto, com mediação de Milton Proença Junior.
A programação do segundo dia teve prosseguimento com as palestras: “Riscos Contratuais na Lei 14.133/21: Identificar, Alocar e Gerir para Garantir Resultados”, por Débora Tazinasso de Oliveira, gerente de Planejamento de Contratações na SESA, e “Do erro à responsabilização: O PAAR na gestão e fiscalização de contratos administrativos”, por Milton Proença Junior, superintendente de Aquisições da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas).
Com duas palestras, o procurador do Estado do Paraná, Everson Biazon, conduziu a formação na tarde do segundo dia, abordando: “Cláusulas econômicas e de prazo na nova Lei de Licitações: reequilíbrio, reajuste, repactuação e outras alterações contratuais na prática”, e encerrou a programação com: “Instrumento de Mensuração de Resultado – IMR em serviços continuados com foco em contratos de postos terceirizados”.