Simulação de acidente abre a Semana Nacional do Trânsito em Londrina

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 1 dia atrás


A Semana Nacional do Trânsito 2025 – Londrina, que será aberta amanhã (18), às 14h, no Centro Cívico, terá uma ação impactante com uma simulação de acidente de trânsito protagonizada por acadêmicos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), integrantes do projeto de extensão “Trânsito Seguro: Aprendendo com Responsabilidade, Cuidado e Cidadania”, desenvolvido em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU).

A simulação marca o início de uma série de atividades educativas que serão realizadas ao longo da Semana Nacional do Trânsito 2025, coordenadas, em Londrina, pela CMTU, as ações vão até o dia 25 de setembro. A iniciativa reforça o compromisso interinstitucional com a construção de um trânsito mais seguro, humano e responsável, onde cada cidadão se torna protagonista na prevenção de acidentes e na preservação de vidas.

A Semana Nacional do Trânsito é uma iniciativa que visa reforçar ações educativas visando à conscientização sobre segurança no trânsito e a prevenção de acidentes. Este ano, a campanha tem o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

A simulação

A simulação terá a participação do professor Roger Burgo de Souza, do curso de Fisioterapia, e das alunas, Maria Eduarda Zanoni, do curso da Farmácia, e Ana Carolina Arana Varella, do curso de Fisioterapia, que interpretarão as vítimas do acidente, sendo socorridos pelos bombeiros em uma demonstração realística dos procedimentos de emergência, incluindo o transporte aéreo de uma das vítimas por helicóptero.

A encenação tem como objetivo sensibilizar a população sobre as graves consequências dos acidentes de trânsito, que representam uma das principais causas de morte e lesões incapacitantes no país.

“Queremos despertar a reflexão sobre a importância da prevenção e promover uma mudança efetiva de comportamento no trânsito”, destaca o professor Roger Burgo de Souza, que conta com a parceria da CMTU e, nesta semana especial, integra os esforços da Campanha Sinergia III – Missão Paraná da Polícia Militar.

O Projeto

O projeto desenvolve ações educativas continuadas voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito, com foco especial em jovens e pessoas idosas. As ações combinam palestras, oficinas e depoimentos reais de pacientes que sofreram lesões decorrentes de acidentes de trânsito.

Leia também