HU em prol ao Setembro Amarelo
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 1 dia atrás
A campanha do Setembro Amarelo, iniciado em 2015, é dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. Criada para incentivar o diálogo, a campanha busca mostrar que falar sobre saúde mental é fundamental. O movimento reforça a importância de ouvir, apoiar e acolher quem passa por momentos difíceis, além de incentivar a busca por ajuda profissional.
A comunidade interna da UEL conta, desde 2005, com o apoio da Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC). Com duas unidades: uma no complexo hospitalar do HU e a outra no prédio do AEHU para atender o campus da UEL. Tem como atribuição a prestação de serviços de atenção primária em saúde para a comunidade universitária, estudantes, docentes e colaboradores, e proporciona os seguintes serviços: clinica médica, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, gastroenterologia, ginecologia, urologia, pneumologia, infectologia, psicologia, nutricionista e práticas integrativas.

Em julho de 2023 a DASC iniciou o serviço de psiquiatria no HU, com um psiquiatra, no primeiro ano de funcionamento foram feitos 203 atendimentos, já em junho de 2024 ocorreu a contratação de mais dois psiquiatras. Com o aumento de profissionais, o número de atendimento cresceu. Em 2025 o trabalho continua, somando 800 atendimentos do início do ano até o mês de agosto.

A chefe de divisão DASC, Margarete Andrade, fala sobre a importância do serviço: “A gente tem vivido dentro do nosso mundo, várias situações de estresse, ansiedade e conflitos e isso acaba interferindo até dentro do próprio serviço, às vezes na unidade que você trabalha, às vezes não consegue trabalhar com o sofrimento do paciente, você acaba se apegando, então eu acho importante a gente ter um serviço de saúde mental que ajuda o servidor”.

Tanto a implantação do serviço quanto à sua expansão demonstram o cuidado da gestão com a saúde da comunidade, em relação aos servidores do HU e AEHU a diretora superintendente do HU Iara Secco, enfatiza: “o maior hospital público do Paraná carrega um grande compromisso de excelência e cuidado com seus pacientes, por isso é de grande importância cuidar de quem cuida”. Os serviços da DASC são oferecidos mediante agendamento prévio pelo telefone 3371-2811.