HU-UEL participa de evento internacional sobre Times de Resposta Rápida
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 3 dias atrás
O Hospital Universitário da UEL marcou presença no evento internacional “Rapid Response Systems Without Borders: Brazil-Australia Collaborative Webinar”, realizado no dia 26. O encontro reuniu especialistas para discutir as bases históricas e científicas dos Times de Resposta Rápida (TRR), bem como sua evolução para os atuais Rapid Response Systems (RRS), prática recomendada desde 2004 como padrão internacional de segurança hospitalar.

O evento contou com a participação do intensivista australiano Daryl Jones, referência mundial no tema e responsável por grande parte da produção científica sobre os Medical Emergency Teams (MET), estratégia que transformou a segurança do paciente em hospitais de alta complexidade.
Criados na Austrália no início dos anos 2000, os MET surgiram como resposta à necessidade de reconhecer precocemente sinais de deterioração clínica e intervir rapidamente, prevenindo eventos adversos e aumentando a sobrevida hospitalar. Hoje, o modelo é reconhecido e adaptado em diferentes países, inclusive no Brasil.
Representando o HU-UEL, o médico Gabriel Kreling, egresso da instituição e que em breve integrará a equipe do hospital, apresentou a palestra “16-Year Experience from Londrina with RRT/CCOT Led by Intensivists”. Na ocasião, destacou a trajetória pioneira do HU, que há 16 anos mantém, de forma contínua, um dos serviços públicos mais antigos do país na área.

“Foi uma experiência enriquecedora para toda a nossa equipe, reforçando nosso compromisso em oferecer um cuidado seguro, ágil e de qualidade aos pacientes críticos”, destacou a coordenadora do Time de Resposta Rápida do HU-UEL, Dra. Lucienne Tibery Queiroz Cardoso.
A participação no webinar reafirma o papel do HU-UEL na busca por inovação e excelência assistencial, além de estreitar laços de cooperação científica e profissional entre instituições brasileiras e internacionais.