Dia do Voluntariado renova o espírito de ser voluntário
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 1 dia atrás
Dia 28 de agosto é dia do voluntariado. A data é um convite à reflexão sobre o impacto transformador do voluntariado na sociedade, é um dia de homenagear e reconhecer a dedicação daqueles que doam tempo, talento e recursos. O Hospital Universitário (HU) da UEL, que conta com diversas parcerias que fortalecem o cuidado de quem precisa desde 1979, com a fundação da Associação das Senhoras Voluntarias do HU (ASVHU).
Como a Casa de Apoio Amigos do HU, que está há 45 anos oferecendo assistência a paciente e acompanhante do Hospital, que residem fora de Londrina e se enquadram na situação de vulnerabilidade social e econômica. O Hospital conta também com o apoio espiritual da Capelania Hospitalar que é formada por voluntários que atuam de forma organizada e comprometida com a promoção do cuidado integral, o apoio espiritual contribui para a humanização do atendimento, pois reconhece que a saúde vai além do aspecto físico e envolve também dimensões emocionais, sociais e espirituais. Independentemente de credo ou religião, a Capelania busca acolher, ouvir, confortar e respeitar as manifestações de fé de cada paciente e de seus familiares.

Criada em 2016, LUHU (Londrina Unida pelo Hospital Universitário) é uma associação de caráter beneficente na área da saúde, educação, cultura e social, sem fins lucrativos, com autonomia, e com as finalidades de ser um elo entre o Hospital Universitário e a sociedade civil; intermediar doações ao HU e desempenha um papel administrativo importante ao hospital arrecadando fundos para a compra e doação de equipamentos ao HU, como o equipamento de ressonância magnética, cujo serviço foi inaugurado no dia 1º de agosto.

Dentro do HU sempre haverá espaço para ajudar ao próximo, o Instituto Benfazer é voltado ao desenvolvimento de projetos com impacto social em saúde para crianças, adolescente e suas famílias. E o Hospital conta também com a Humanização na Pediatria que promove ações para melhorar a estadia de crianças e adolescentes durante o período de internação, como acesso a brinquedoteca e recreação. E para crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola por motivos de internamento hospitalar.
O HU conta também com ações feitas por voluntários dentro do Hospital, como o Projeto Humaniza, que produz atividades diárias desenvolvidas por voluntários que consiste no preparo e fornecimentos de lanches para pacientes que vêm ao HU fazer a coleta de exames e consultas, realização de bazar para arrecadação de recursos para a manutenção da Casa de Apoio Amigos do HU. Para as crianças hospitalizadas A recreação infantil propicia atividades lúdicas, entrega de brinquedos, jogos e contam histórias. Para os pacientes que não contam com o suporte de familiares, o Projeto Cuidador Solidário, oferece dialogo, cuidado e companhia para pacientes em longos períodos de internação.

“O voluntariado do HU-UEL reside em ampliar o cuidado humano, fortalecer a comunidade, incentivar a solidariedade e potencializar o alcance dos serviços de saúde com empatia, eficiência e responsabilidade social. E nós temos a grande alegria de termos um grupo maravilhoso que nos apoia todos os dias. Viva os Voluntários do HU-UEL”, destaca a superintendente do HU, Iara Secco.