HU-UEL realiza 1ª Olimpíada da Higienização com equipe de higiene hospitalar
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 2 dias atrás
“Cuidar da higiene é cuidar da vida.”
O HU-UEL, por meio do Serviço de Ambiência e Higiene Hospitalar (SAHH), realizou, entre os dias 11 e 15, a 1ª Olimpíada da Higienização, um evento dedicado exclusivamente aos profissionais da equipe de higiene. A ação teve como propósito promover a valorização destes trabalhadores, além de reforçar práticas seguras e sustentáveis para a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

A programação foi dividida em dois momentos principais:
Provas práticas e teóricas – Os colaboradores da higienização, dos turnos diurno e noturno, participaram de desafios que avaliaram desde o uso correto de EPIs, o cumprimento dos protocolos de limpeza e desinfecção, até a execução adequada das técnicas de higienização. A equipe com melhor desempenho recebeu como premiação um café da manhã especial.

Encontro com autoridades e lideranças – Estavam presentes a superintendente, Iara Secco, a diretora de Enfermagem, Flavia Oussaki, a diretora Administrativa, Daiane Cardoso, a chefe da DEPE, Fernanda Floter, além de chefes de seção e encarregadas da equipe de higienização. Nesse momento, foram discutidos temas como o tempo de ação dos produtos químicos, a correta execução da limpeza terminal, a padronização de materiais e dúvidas gerais trazidas pelas equipes.
Durante a programação, os colaboradores participaram de simulações realísticas, vivenciando situações do dia a dia hospitalar. Foram discutidos temas como: organização adequada dos materiais de higiene; fluxos de limpeza em diferentes áreas e importância das desinfecções concorrentes, que ocorre durante a permanecia do paciente no ambiente higienizado, e terminais, em ambientes onde o paciente recebeu alta, entre outras medidas para a segurança.
A Olimpíada contou com a mentoria da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), representada pela enfermeira Renata Belei, além da atuação da equipe do SAHH e do apoio pedagógico e material didático da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEPE).
Ao todo, foram capacitados 60 colaboradores, entre profissionais terceirizados e estatutários, reforçando a integração das equipes e a padronização dos processos de higienização no hospital.
A iniciativa promoveu integração, aprendizado e motivação entre os colaboradores, ao mesmo tempo em que destacou a responsabilidade da higienização hospitalar para a segurança de pacientes, profissionais de saúde e visitantes.
Valorização e reconhecimento
Além das atividades práticas, os participantes receberam folders educativos e um bóton alusivo ao evento, simbolizando o engajamento e a importância de cada profissional no processo de higienização hospitalar.
De acordo com a organização, a Olimpíada representa não apenas um momento de capacitação, mas também de integração, reconhecimento e valorização dos profissionais de higiene hospitalar, fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar de pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Com a realização da 1ª Olimpíada da Higienização, o HU-UEL reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a qualidade da assistência e a prevenção de infecções, fortalecendo sua missão de promover saúde com excelência.