Programa de Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação recebe professor visitante do Chile
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 3 dias atrás
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação (CCS-UEL) recebeu o professor visitante Walter Aquiles Sepúlveda Loyola, da Universidad de Las Américas (UDLA), de Santiago, Chile. O docente, que é ex-aluno do Programa, desenvolveu diversas atividades em parceria com a professora Vanessa Probst, docente da pós e do Departamento de Fisioterapia do CCS-UEL, entre os dias 7 e 18 deste mês.

Entre as atividades desenvolvidas: colaboração na finalização de três artigos científicos elaborados por estudantes de mestrado; treinamento de alunos no uso de softwares voltados à condução de revisões sistemáticas; início de uma revisão sistemática sobre fragilidade em pacientes críticos, que integrará seu projeto de pós-doutorado; e a colaboração na organização e avaliação de um novo projeto de pesquisa sobre fragilidade em idosos hospitalizados por descompensação cardiorrespiratória, a ser conduzido em parceria entre instituições do Brasil e do Chile.
O professor Loyola, ainda, ministrou uma palestra voltada aos estudantes do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia, coordenado pela professora Vanessa, sobre a importância da iniciação científica e do aprendizado em pesquisa desde a graduação, e realizou uma reunião com pesquisadores da Espanha, Itália, Estados Unidos, Colômbia, Chile e Brasil para a elaboração de uma proposta a ser submetida a um edital de financiamento europeu.
Na avaliação da professora Vanessa Probst, a visita do Professor Walter contribuiu significativamente para o avanço na finalização de diferentes estudos em andamento e para o fortalecimento de vínculos com pesquisadores europeus e sul-americanos, visando o estabelecimento de novas parcerias voltadas ao aprofundamento das investigações sobre a fragilidade em idosos. “Além disso, a visita teve impacto positivo na formação dos alunos, estimulando o engajamento nas respectivas áreas de atuação, o reconhecimento de seu papel junto ao grupo de pesquisa e a valorização da importância de seu trabalho. Uma nova visita está prevista para o mês de novembro deste ano, com o objetivo de dar continuidade às colaborações estabelecidas e aos projetos em desenvolvimento”, disse a professora.