CCIH-HU adota software de controle de IRAS

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 18 horas atrás


A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do HU, implementou um novo sistema de busca e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).  Oficialmente em uso desde 1º de julho, o Vigispec é um software desenvolvido para auxiliar na vigilância epidemiológica das IRAS. Com a inovação, a expectativa é que o trabalho da CCIH seja otimizado com a automatização e integração, com aumento da segurança e agilidade dos processos. 

A implementação ocorre em parceria com a empresa catarinense que desenvolveu o software, a Vigispec, por intermédio de um de seus fundadores, o infectologista Chafic Kallas, egresso da UEL e ex-residente do HU. Para adoção do software, foram necessários um período de quatro meses de testes e adaptação às necessidades do HU, em parceria com a equipe de tecnologia da informática do HU, além da qualificação da equipe para uso do sistema.

A medida representa um passo significativo para os trabalhos desenvolvidos pela CCIH. O Vigispec informatiza o trabalho, anteriormente realizado manualmente, com o preenchimento de aproximadamente 150-200 fichas por mês, reduzindo, consideravelmente, os custos e riscos de perdas na gestão de arquivos de dados físicos.

O Vigispec se integra ao prontuário eletrônico e centraliza, em um único lugar, as informações pertinentes para o trabalho da CCIH, permitindo executar várias funções, como auditoria dos antibióticos, avaliação e notificação de infecções hospitalares, avaliação e classificação de todas as culturas, avaliação das cirurgias para busca fonada, entre outras. O software será um importante recurso na gestão de dados, facilitando a tomada de decisões e promovendo a eficiência na prevenção e controle de IRAS. 

Leia também