CTQ e Fab.i desenvolvem dispositivo de auxílio ao manuseio de copos
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 3 semanas atrás
O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e o Laboratório de P&D e Fabricação Digital do HU-UEL (Fab.i HU) desenvolveram um dispositivo que auxilia pacientes, que sofreram queimaduras nas mãos, no manuseio de copos. A inovação é um suporte para copos que possui três alças e facilita a pega e a ingestão de líquidos, reduzindo a dependência do paciente e promovendo a autonomia e a qualidade de vida durante o tratamento.
Produzido com tecnologia de impressão 3D, o dispositivo atende pacientes que enfrentam limitações funcionais, provocadas por queimaduras, especialmente para a pega/preensão de objetos, como copos. As lesões por queimaduras podem comprometer articulações, músculos e tendões, resultando em dor, rigidez, perda de mobilidade e força. Essas limitações, quando incidentes na região das mãos, comprometem a autonomia do paciente para ingestão de líquidos.

O desenvolvimento do dispositivo de auxílio à preensão de copos é uma inovação de suporte à reabilitação que vem proporcionando, com sua utilização, maior independência funcional, melhora da autoestima do paciente e redução da dependência de cuidadores.
O desenvolvimento
A concepção inicial do projeto surgiu das avaliações da nutricionista Luciana Saori Hirata e da fisioterapeuta Cristiane de Fatima Travensolo sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes com queimaduras nas mãos em segurarem copos de plástico de 180 ml. Posteriormente outros membros da equipe de fisioterapia: Tamara dos Santos Gouveia, Angela Ayumi Hoshino e Cristiane Golias Gonçalves e a enfermeira Elisângela Flauzino Zampar colaboraram para o desenvolvimento da proposta.
A ideia foi apresentada aos profissionais do Fab.i, que fez o desenvolvimento do modelo inicial e posteriormente, após ajustes, a confecção em impressora 3D. O primeiro modelo foi constituído por duas partes: uma base para colocação do copo e um anel com três alças para encaixe da base, onde os pacientes podiam segurar o dispositivo. Posteriormente optou-se por fixar as partes, melhorando a funcionalidade.
Para a coordenadora do Fab.i, Sonia Fabris, parcerias para o desenvolvimento produtivo na área da saúde desempenham um papel fundamental na inovação e na melhoria da assistência. “O Fab.i estar localizado internamente nas dependências do HU facilita esta proximidade com os profissionais, como foi o caso agora com o CTQ, e otimiza o desenvolvimento e os testes das peças, atendendo às necessidades assistenciais e de seus pacientes. Parabenizo em especial à Luciana e Cristiane por terem tido a percepção desta necessidade, o que demonstra o espírito de empatia tão necessário na assistência”, diz a coordenadora.
A equipe multiprofissional do CTQ atua fortemente para estimular a utilização do suporte, que vem sendo aprovado pelos pacientes, que já conseguem manusear copos e ingerir líquidos autonomamente.
