HU-UEL recebe certificação máxima em Práticas de Segurança do Paciente pela Anvisa
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 1 dia atrás
O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) conquistou, pelo segundo ano consecutivo (2023-2024), a certificação de “Adesão Plena” às Práticas de Segurança do Paciente, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), referente ao ano de 2024. O reconhecimento foi oficializado em 29 de abril, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV) e do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp), vinculados à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR).
A certificação representa o mais alto nível de conformidade e é atribuída a hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que atingem 100% de adequação aos critérios da “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente”. A avaliação, realizada anualmente desde 2016, integra o Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021–2025 e se constitui em instrumento fundamental para o fortalecimento da cultura da segurança e da qualidade nos serviços de saúde.
Ao todo são analisados 21 indicadores estruturais e operacionais, que estabelece diretrizes para a implementação de ações de segurança do paciente nos serviços de saúde. Dessa forma, HU integra o seleto grupo de 13 instituições hospitalares do Paraná reconhecidas pela excelência em práticas de segurança do paciente.
“Essa certificação representa o reconhecimento do compromisso do HU-UEL com a segurança do paciente e a excelência na qualidade do cuidado. É fruto do trabalho conjunto e dedicado de toda a nossa equipe, que atua com responsabilidade e alinhamento às melhores práticas em saúde”, avaliou a superintendente, Iara Secco.
O resultado reflete o esforço conjunto de todas as unidades assistenciais do HU, comprometidas com a promoção de uma assistência segura, eficiente e humanizada, assim como, resulta da importante colaboração dos integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSEP), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEPE).

