O Banco de Olhos do HU lança Grupo de Estudos em Doações de Tecidos Oculares
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 2 dias atrás
O Banco de Olhos Regional de Londrina (BOL), do HU-UEL, realizou, no dia 25 de abril, a 1ª Reunião Grupo de Estudos em Doações de Tecidos Oculares do BOL (GestBOL). O encontro, realizado de forma remota, reuniu representantes de diversas instituições, que integram a rede de doação de globo ocular, e representa um importante passo para o fortalecimento das ações voltadas à captação e transplante de tecidos oculares nas áreas de abrangência do BOL.
O encontro teve como objetivo o lançamento do Grupo de Estudos e a apresentação de uma nova plataforma desenvolvida pelo BOL, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acessos gratuito, voltada para capacitação de todos os profissionais de diferentes instituições, que participam dos processos de doação.
Participaram 58 profissionais da saúde, sendo estes: enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, administrativos, coordenadores de Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), gestores hospitalares, membros das Organizações de Procura de Órgãos (OPO) de Londrina e Maringá, profissionais do BOL e de outros setores do HU. Ao todo, 21 instituições participaram do evento, sendo estas localizadas em Londrina, Maringá, Arapongas, Cambé, Rolândia, Goioerê, Cornélio Procópio, Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão.
“A estratégia é fundamental para o aprimoramento dos processos vinculados à doação de globos oculares”, destacou a diretora administrativa do HU, Daiane Cardoso, que iniciou a reunião e deu as boas vindas aos participantes. A diretora médica, técnica responsável do BOL, Ana Paula Oguido, apresentou um panorama sobre a fila de pessoas que aguardam para realização de transplantes de córnea e os benefícios para qualidade de vida e produtividade daqueles que já foram submetidos a este procedimento. Em seguida, o farmacêutico Fernando Pagotto Carneiro e a enfermeira Mariana A. Rossaneis apresentaram os objetivos do GestBOL e da Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O GestBOL acontecerá de forma colaborativa para discutir desafios, propor melhorias e disseminar boas práticas no setor. “A iniciativa surge como resposta à necessidade de capacitação dos profissionais envolvidos e de incentivo à troca de experiências entre os diferentes elos da cadeia de doação”, apontou a diretora médica do BOL.
Outro destaque da reunião foi o lançamento da plataforma virtual de capacitação, desenvolvida pelos profissionais do BOL, para oferecer treinamentos gratuitos, com conteúdos especializados e atualizados sobre o processo de doação e transplante de tecidos oculares. O ambiente digital estará disponível para profissionais da saúde, promovendo o aprendizado contínuo por meio de módulos, videoaulas e materiais de apoio.
“O GestBOL é um projeto que visa otimizar as ações de telessaúde, novas tecnologias em saúde, bem como manter todos profissionais engajados no processo da doação de globos oculares colaborando com as diretrizes do Estado do Paraná”, ressaltou a superintendente do HU, Iara Secco, uma das idealizadoras do projeto.
A reunião encerrou-se com o compromisso conjunto de ampliação das ações educativas, incentivo à pesquisa na área e fortalecimento da cultura da doação no Paraná.

