Projeto Safety completou cinco anos de relevantes serviços à saúde

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 19 horas atrás


O Projeto Safety completou ontem (31) cinco anos de início. Com uma história marcada pelo compromisso com a ciência e com saúde pública, o projeto, encerrado em fevereiro deste ano, envolveu centenas de pessoas e promoveu diversas ações de produção e disseminação de informações cientificamente confiáveis e de qualidade, exercendo um importante papel de enfrentamento à desinformação no contexto da pandemia de Covid-19.

Para marcar esta trajetória, o Projeto promoveu o evento “Covid-19: uma pandemia para não esquecer!”, no Anfiteatro do CESA, ontem. Durante o evento foram homenageados colaboradores e agentes importantes no enfrentamento da pandemia e houve a exibição do documentário “Quando Falta o Ar”, que aborda as complexidades e desafios dos profissionais de saúde do SUS naquele contexto.

A superintendente do HU, Iara Secco (à esquerda), com os homenageados e participantes do projeto
Marselle Nobre de Carvalho, docente do Departamento de Saúde Coletiva, foi uma das idealizadoras e atuou como coordenadora geral do Projeto Safety (Foto: Pedro Livoratti/Agência UEL)

O Projeto Safety

O Safety é um projeto de extensão idealizado pelas professoras Marselle Nobre de Carvalho e Sarah Félix, do Departamento de Saúde Coletiva da UEL (Desc). Iniciando as atividades em 31 de março de 2020, a proposta tinha por objetivo a produção e divulgação de informações relevantes, cientificamente comprovadas e acessíveis ao grande público sobre cuidados, medidas de segurança, estatísticas, informações sobre o vírus e serviços de saúde.

Em um contexto de incerteza, a iniciativa surge em resposta à demanda por informações e dados confiáveis que esclarecessem e instruíssem corretamente o público diante de uma enxurrada de informações imprecisas e fake news que circulavam por diversos canais. Além disso, o projeto também foi concebido dentro de uma perspectiva pedagógica, que propiciasse aos estudantes e colaboradores o desenvolvimento de novas habilidades de pesquisa, comunicação, tradução e produção textual nas áreas que envolvem a tecnologia, inovação e divulgação científica no campo da saúde.

Ao longo de sua trajetória, o Projeto Safety contou com a colaboração de cerca de 200 pessoas, entre eles, 175 estudantes de graduação e pós-graduação, sem os quais o projeto não seria viável. Os colaboradores, organizados em Grupos de Trabalho (GT) temáticos, provinham de diversos cursos e áreas do conhecimento como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Direito, Jornalismo entre outros. As atividades envolveram o monitoramento das informações que circulavam, em particular no meio jornalístico, a pesquisa, análise de dados, desenvolvimento de textos, conteúdo para redes sociais, produção audiovisual, além de atividades presenciais de promoção da informação em UBS e outros pontos da cidade, sempre com uma linguagem atrativa e acessível ao público.

Como resultado destes esforços, o Projeto manteve ao longo de três anos, o “Boletim Informativo sobre a Covid -19”. Com o primeiro lançado em 25 de maio de 2020, contou com 108 edições até junho de 2023, divulgadas no site do projeto. Foram produzidos centenas de publicações veiculadas nos perfis do projeto no Facebook , no Instagram e no Youtube com grande alcance e interação com o público, além de e-books, cartilhas e artigos acadêmicos.

Em reconhecimento, o Projeto teve dois trabalhos contemplados 6º Prêmio Inova Saúde Paraná promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) em 2021, nas categorias “Prevenção e Vigilância em Saúde” e “Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde”.

Essa trajetória foi possível com o apoio de diversos parceiros que o projeto teve ao longo dos cinco anos, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o  Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná  (Cosems/PR), a Rede Lume de Jornalismo, o Conselho Municipal de Direito das Mulheres (CMDM) entre outros.

 “O HU sempre esteve presente no Projeto Safety seja nos nossos cards, nos boletins, nas entrevistas que realizamos, nas consultas diretas que alguns trabalhadores do Hospital nos fizeram diretamente. O HU teve um papel muito importante e querido na execução desse projeto. Todo o nosso agradecimento à UEL, à PROEX, ao CCS, ao Departamento de Saúde Coletiva, ao HU da UEL, às prefeituras, especialmente à Prefeitura Municipal de Londrina via Autarquia Municipal de Saúde”, agradeceu a fundadora do projeto.

Edição de março de 2023, um dos 108 boletins informativos publicados pelo projeto (Imagem: Projeto Safety)

Leia também