Residência em Cirurgia Infantil realiza mutirão de Postectomia
Assessoria de Comunicação HU
atualizado 3 dias atrás
Na sexta-feira passada (21), a Residência em Cirurgia Infantil do HU realizou um mutirão de cirurgias de postectomia. A proposta foi idealizada pela residente Priscila Martins com o objetivo de otimizar a fila cirúrgica de pacientes pediátricos e atendeu 10 crianças.

A postectomia é um procedimento cirúrgico de remoção da fimose, o excesso de pele no prepúcio, que cobre a glande do pênis. A fimose pode causar uma dificuldade em retrair o prepúcio e expor completamente a glande. Isto pode implicar no acúmulo de secreções e dificuldade na realização da higiene adequada com risco de balanopostite, a inflamação da glande e do prepúcio do pênis.
O mutirão mobilizou uma equipe de profissionais de diversos setores do: Hospital Agendamento Cirúrgico, Núcleo Interno de Regulação, Ambulatório e Centro Cirúrgico, além da colaboração dos voluntários da missão Evangelizar Sempre.
‘’Foi uma ideia que surgiu para diminuirmos a fila de cirurgias de postectomia, que aguardavam desde o ano passado, para que mais crianças pudessem realizar o procedimento. Estou muito feliz com a participação de todos, de terem comprado minha ideia e da empolgação de todo mundo. Sabemos que o Centro Cirúrgico causa medo nas crianças, e o nosso dia foi diferente, as crianças estavam animadas, distraídas, foi um clima leve e divertido, tenho certeza que as crianças saíram do HU com uma boa recordação’’, afirmou a idealizadora do mutirão.
Os voluntários da missão Evangelizar Sempre desempenharam um papel fundamental para o sucesso do mutirão, recepcionando as crianças e seus familiares, vestidos de forma a atrair as crianças, levando muito entretenimento em um momento de tensão.
‘’hoje viemos com o desejo de doar amor, mas saímos daqui renovados e com o coração ainda mais cheio de amor, alegria e esperança. Quando escolhemos fazer o bem, percebemos que o simples tem o poder imenso. Um sorriso, um olhar e um instante de leveza, podemos transformar o dia de alguém. Além das crianças que estavam esperando a cirurgia, conseguimos interagir com os pacientes da ala pediátrica e com os funcionários. Foi uma experiência incrível e estamos muito felizes. Em nome da missão Evangelizar Sempre, eu agradeço a oportunidade’’, disse a voluntária Polianna Soares.
Antes de subir para o Centro Cirúrgico as crianças eram recebidas pelos voluntários, recebendo presentes e um certificado de coragem pela presença. Após o procedimento, os pais receberam orientações sobre cuidados pós-operatórios. Essa ação reforça e reflete o compromisso do serviço com a saúde da comunidade, levando humanização e qualidade no atendimento dos pacientes.

