Pesquisadores do CCS apresentam pesquisas em evento internacional de enfermagem e saúde mental

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 3 dias atrás


Pesquisadores do Grupo de Estudos, Práticas e Pesquisa em Saúde Mental (Gepasm), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Ppgenf), apresentaram três trabalhos durante o evento integrado IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições, I Congresso Paulista de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e 3ª Reunião Científica do Capítulo Brasileiro da International Nursing Society on Addictions (Intnsa).

Realizado em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de março, o evento teve por tema: “Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental e Adições: Tecnologia de Cuidado, Ensino e Pesquisa no Mundo Pós-Pandemia” e reuniu diversos estudantes, pesquisadores, profissionais, usuários e familiares interessados nas temáticas relacionadas à enfermagem psiquiátrica, saúde mental e adições.

Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do Gepasm foram:  “Mulheres em Situação de Rua e o Estigma Associado ao Uso de Drogas”, de autoria da enfermeira mestre Grazieli de Freitas Santos, apresentado pela enfermeira doutoranda Carolina Santana Siqueira, “Percepções Femininas na Reabilitação Psicossocial de Dependência de Substâncias Psicoativas”, de autoria do residente em saúde mental Victor Hugo Gastaldon Mondek Coelho, apresentado pelo enfermeiro Thiago Moreira, e “Integração de Redes de Apoio na Reabilitação de Pacientes com Dependência Química no Hospital Universitário de Londrina”, de autoria da enfermeira mestranda Thamylle dos Santos Benício, que também compartilhou as ações do grupo Narcóticos Anônimos durante 2024. Este último estudo ressaltou a importância do acompanhamento contínuo de indivíduos em situação de dependência, alinhando-se ao tema central do congresso.

Todos os trabalhos foram revisados e supervisionados pela docente do grupo, Regina Celia Bueno Machado, que apoiou e incentivou a participação no evento.

Da esquerda para direita: Thiago Moreira, Carolina Santana Siqueira e Thamylle dos Santos Benicio

O evento

O evento contou com a presença de renomados especialistas da área da saúde, como Carmel Clancy, enfermeira ex-presidente da Intnsa e reitora acadêmica da Faculdade de Saúde e Educação da Middlesex University, no Reino Unido. Com vasta experiência em dependência química e saúde mental, Clancy trouxe contribuições significativas para os debates. Também esteve presente Tamar Rodney, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Enfermeira psiquiátrica certificada, especializada em trauma e psiquiatria, a Rodney compartilhou sua valiosa experiência no campo.

Entre os temas discutidos, destacaram-se questões relacionadas à saúde mental e adições, os impactos das substâncias psicoativas, manejo verbal, currículo universal em adições, prevenção e pós-prevenção do suicídio, além das oportunidades internacionais para enfermeiros.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Adições e Saúde Mental (Nepeasm) da Escola de Enfermagem da Usp (Eeusp) e ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

A participação da UEL no evento reforça o compromisso da instituição com a pesquisa, o avanço das práticas de cuidado em saúde mental e o enfrentamento da dependência química.

Leia também